Na tarde desta quarta-feira (7), a comunidade universitária se reuniu no Auditório do Nupélia para presenciar a posse dos representantes docentes dos departamentos da Universidade, no Conselho Universitário (COU). A mesa diretora do evento foi composta pelos diretores dos sete Centros da UEM, além do reitor em exercício, Mario Azevedo.

O primeiro ato, depois da execução dos hinos Nacional e da UEM, foi o pronunciamento do professor Reginaldo Dias, do Departamento de História. Ele falou em nome dos conselheiros que estão deixando o COU. Lembrou que o grupo que sai teve como desafio formular e aprovar a Reforma Universitária e o fez, com ajuda da Reitoria, mas com independência. Efetivamente, as duas primeiras fases, a revisão do Estatuto e do Regimento da UEM, foram realizadas, visando os preceitos básicos de democratização, descentralização, modernização e desburocratização.

“Podíamos ter feito mais e melhor, mas não podemos ser acusados de termos sido omissos. Saímos com o sentimento de termos participado de uma grande batalha e sabemos que devemos continuar a participar de grandes enfrentamentos para a grandeza da UEM, dentro dos nossos departamentos”, acrescentou Dias.

Em seguida, foi lido o termo de posse e 39 conselheiros foram recebidos pelo reitor em exercício e pelos respectivos diretores dos Centros aos quais seus departamentos pertencem.

Os novos conselheiros foram, então, representados pelo professor do Departamento de Zootecnia e membro titular do COU, Ulisses Cecato (foto). Ele se comprometeu a executar as suas tarefas no Conselho com a mesma seriedade que vem empregando nos 32 anos como professor da Universidade.

“O COU é responsável pela política da instituição. Responsável pelo crescimento e desenvolvimento da UEM e da comunidade em geral. E o nosso compromisso como conselheiros é trabalharmos para mantê-la em alto nível de excelência”, lembrou.

A solenidade foi encerrada com o pronunciamento do reitor em exercício, que disse que o COU é a régua que dá a medida para que a comunidade universitária não erre na força e no ímpeto que a leva a executar o que deve, sem omissão, como lembrou o professor Reginaldo Dias. E disse que foi convencido pelo professor José Eduardo Olivo, empossado membro do COU, que para se trabalhar é preciso ter fé.

“Além dos valores modernos de solidariedade, fraternidade e igualdade, há outros valores que necessitamos para o trabalho acadêmico. Um deles é a fé. E nós temos fé nos mais altos valores, na força, no trabalho, fé na inteligência. Que esses valores possam ajudar ao COU a ser a régua que vai nos ajudar e que vem nos ajudando a traçar os 40 anos da UEM, no caminho da ciência e do desenvolvimento regional.

O mandato dos novos conselheiros do COU é de dois anos, com início nesta quarta-feira (7).