A Universidade Estadual de Maringá e a Universidade de Alicante, na Espanha, promoverão, de 10 a 26 de agosto, na UEM, o V Curso Internacional de Cooperativismo Rural. As inscrições para o evento, que será realizado no auditório do Bloco B-33 (PDE), já estão abertas e podem ser feitas apenas pela internet, site www.uem.br, link “guia de recolhimento”, utilizando o código 2437. O investimento é de R$ 20,00.

As vagas são limitadas. As atividades do curso, coordenado pelos professores Osvaldo Hidalgo da Silva (UEM) e José Daniel Gómez López (Alicante), ocorrerão às terças, quartas e quintas-feiras, das 19h30 às 22h30.

A abertura será realizada no dia 10 de agosto, com o início do Módulo I. No dia 11, o professor José Daniel Gómez López, do Departamento de Geografia Humana, da Universidade de Alicante, falará sobre “Cooperativismo Agrário Comunitário Europeu y Español”.

No dia 12, o professor Elpídio Serra, do Departamento de Geografia, da UEM, abordará o tema “Cooperativismo Agrícola e Industrialização”.

No dia 17, dando início ao Módulo II, o agrônomo Ademar Ajimura, da Cooperativa Integrada de Londrina, falará sobre “Cooperativa Integrada no Contexto do Cooperativismo Paranaense”. No dia 18, o agrônomo Leonardo Boesche, gerente de Desenvolvimento Humano da Ocepar/Sescoop – PR, abordará o tema “Pensamento Cooperativo e sua Organização Social”.

No dia 19, o professor Álvaro Lopez, coordenador do Laboratório de Estúdios Socioterritoriales/Departamento de Geografia, da Universidad de La Republica, no Uruguai, vai tratar do tema “Gestión de Turismo Rural em Uruguay”.

No dia 24, iniciando o Módulo III, a professora Márcia Regina Ferreira, da Universidade Federal do Paraná/Litoral, falará a respeito de “Desenvolvimento Rural: o enfoque de vida sustentável”.

No dia 25, o professor Márcio Mendes Rocha, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, da UEM, vai tratar do tema “Diagnóstico de Potencialidades Produtivas Locais – DPPL: experiência de pré-incubagem do Núcleo de Economia Solidária da UEM”.

No dia 26, encerrando o último módulo e o curso, o professor Juan Mauricio Renould, da Universidade Nacional de Rosario, na Argentina, vai abordar do tema “El Cooperativismo Agrário Argentino: morfologia, discursos y transformaciones”. Outras informações sobre o curso poderão ser obtidas por meio do site www.dag.uem.br.