Uma aula diferente e uma oportunidade para que crianças em idade escolar conheçam de perto o dia-a-dia de uma fazenda. Esta é a proposta do projeto de extensão desenvolvido na Fazenda Experimental da Universidade Estadual de Maringá, em Iguatemi.

O roteiro é pensado não só para que meninos e meninas, mais acostumados ao ritmo da vida moderna do que à vida no campo, possam se familiarizar com uma realidade pouco conhecida. A ideia também é promover a integração dos conhecimentos teóricos, que as crianças aprendem em sala de aula, com a vivência prática, segundo o professor Osvaldo Hidalgo, do Departamento de Agronomia da UEM, coordenador do projeto. 

“Outra preocupação é despertar a conscientização ambiental, permitindo que a garotada conheça na realidade algumas alternativas que respeitem a sustentabilidade dos recursos naturais”, diz Hidalgo. Os instrumentos utilizados para isso incluem projeção de filmes, trilhas temáticas e visitas às instalações de animais.

As visitas são realizadas de segunda a sexta-feira nos períodos da manhã e tarde, iniciando por volta de 8 e 14 horas, respectivamente. O agendamento é online e deve ser feito pelo website www.fei.uem.br.  Acessando a página é necessário clicar no link Visitantes e seguir os procedimentos recomendados. Se a Instituição ainda não for cadastrada é preciso preencher alguns dados específicos. Tudo pelo site.

Apoiadora do projeto, Angela Belincanta, professora do primeiro ano em um colégio particular na cidade, garante que o trabalho realizado na FEI é enriquecedor e amplia os horizontes dos seus alunos, que têm a oportunidade de vivenciar na prática o que é ensinado em sala de aula.

“Para um aluno que mora em apartamento isso é vivenciar o mundo real”, diz ela, lembrando que todo o conhecimento adquirido é sintetizado em aula, contribuindo para consolidar o aprendizado. Angela Belicanta enfatiza que na região são poucos os espaços que permitem essa interação e por isso ele deve ser valorizado.Ela garante que anualmente programa pelo menos uma visita à FEI.

O projeto existe desde 2007 e agrega, atualmente 17 acadêmicos, que são integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) e voluntários do curso de Agronomia e Zootecnia da UEM.

Silas Maciel, aluno do quarto ano de Agronomia, faz parte da equipe de monitores. Para ele o projeto tem ajudado muito na formação do seu currículo profissional, tendo um valor não só acadêmico, mas pessoal.

Atualmente, o projeto recebe entre três e seis agendamentos por semana, atendendo as escolas de ensino fundamental e médio de Maringá e região. Além das escolas outros grupos organizados também podem visitar o projeto. A programação é oferecida de acordo com a faixa etária e a área de maior interesse do grupo.