O XII Encontro Maringaense de Biologia e a XXV Semana da Biologia da Universidade Estadual de Maringá aceitam inscrições de trabalhos. Até 31 de julho, os valores são diferenciados. Os eventos comemoram o Ano Internacional da Biodiversidade. A solenidade de abertura está marcada para o dia 30 de agosto, às 8h30, no auditório do Nupélia, bloco G-90. A professora Maria Bernadete Sperandio Cremm fará a palestra inicial, que comemora os 25 anos da Semana de Biologia, e abordará o tema A Importância das Semanas Pedagógicas para a Formação Acadêmica. Na programação, estão ainda assuntos como o Uso do DNA na Elucidação de Crimes; Biologia e Cidadania; Biologia de Cetáceos; Mecanismo de Orientação e Navegação Animal; Projetos Relacionados com a Manutenção da Biodiversidade Brasileira; Um Olhar Prospectivo sobre o Profissional Formado em Ciências Biológicas; A Paisagem em Retalhos: como as aves respondem à perda e a fragmentação do habitat?; e Polimorfismos Genéticos Humanos. Também serão debatidos os temas Manejo de Espécies Mantidas em Zoológicos; Sistemática e Evolução Animal; e Biologia e Conservação dos Cerrados Brasileiros.

Além das palestras e sessões coordenadas, estão previstos minicursos, apresentação de painéis, oficinas e atividades culturais. As oficinas abordarão desde a Produção de Artesanatos com Papel Reciclado até Primeiros Socorros; Métodos de Coleta e Observação de Morcegos; Como Falar em Público; Reaproveitamento de Alimentos de Origem Animal; Ensinando Cidadania com Música e Poesia. A oficina sobre Árvores de Nossa Cidade ainda não foi confirmada.

Outras informações podem ser obtidas no Departamento de Biologia, bloco H-78, fone 3011-4312, site www.dbi.uem.br, no link Emabi 2010 (à esquerda), ou pelo e-mail emabi2010@gmail.com.