Cidade Gaúcha participou da comemoração dos 40 anos da UEM nesta quinta-feira (10). Durante a solenidade, o vice-reitor Mário Azevedo (foto) frisou a importância das vagas públicas que a Universidade oferece e também a presença da comunidade na implantação do curso. O diretor do Câmpus do Arenito, Vladimir Ferrari, lembrou que a UEM é um agrupamento de pessoas e que onde há pessoas há problemas. Destacou que, para se relacionar, é preciso ter união, formar um grupo, uma família. Disse que há um ditado antigo e verdadeiro de que a união faz a força.

“Nesse sentido, a comunidade de Cidade Gaúcha deu um belo exemplo, conseguindo formar um grupo com tamanha força que conquistou um curso de nível superior numa cidade de pequeno porte”, completou o diretor.

A reitora da gestão 98-02, Neusa Altoé, resgatou um pouco da história da Universidade, principalmente da época da criação do curso de Engenharia Ambiental em Cidade Gaúcha, destacando a participação da comunidade nessa ação. Relatou que o município conta atualmente com cinco cursos de graduação a distância. O vice-prefeito de Cidade Gaúcha, Jeovani Bonadimam Blanco, ressaltou a importância da Universidade para o município e região; que a Prefeitura é parceira da UEM e que a comunidade espera pela implantação de um curso integral e um noturno.

O vice-reitor Mário Azevedo lembrou que pessoas contribuíram ativamente, inclusive levando saco de cimento para construção do câmpus. Ressaltou também a participação de todos os homenageados da noite e sua importância para a UEM. Outro aspecto apontado foi que a UEM pode ser definida pela palavra expansão. Expansão de estrutura, de câmpus, de cursos, de avanços.

Os homenageados foram o vice-prefeito Jeovani Blanco (foto); o presidente da Câmara, Claudinei Ribeiro; o presidente da Associação Comercial e Industrial, Edvaldo Camilo; o presidente do Sindicato Rural e Patronal, Adair Joaquim Geraldi (representado pela vice-presidente Maria da Sé Pernomian); o presidente da Fundação do Arenito (Funar), Ideval Santos Ferrarini; o vice-reitor 86-90, Manoel Jacó Garcia Gimenes (representado por Lúcia Stédile); o diretor-geral da Usaçúcar, João Batista Meneguetti; a representante da Comissão Municipal Pró-Instalação do Curso de Engenharia Agrícola, Lúcia Stédile; prefeito 83-88 e 97-00, Gilberto Pedro Aita; e ex-conselheiro da Usaciga, Ernani Barea.

A parte cultural esteve a cargo dos servidores José Ribeiro da Costa (Tijolo) e Enéias Ramos de Oliveira (foto). No repertório, as músicas Tocando em Frente (Almir Sater), Viver Valerá a Pena (Harddyguedes), Paciência (Lenine), Pérola Azulada (Zé Miguel) e Canção da América (Milton Nascimento).

A história do Câmpus do Arenito, de Cidade Gaúcha, começou em 22 de junho de 1988, com a doação de uma área de 19,30 alqueires para a UEM para a implantação de um Centro Experimental de Agronomia e Zootecnia. Atualmente, a Universidade oferta a graduação presencial em Engenharia Agrícola, os cursos de graduação a distância em Administração Pública, Ciências Biológicas, História e Pedagogia. Além destes, conta com alguns cursos a distância da Universidade Aberta do Brasil. Em Cidade Gaúcha, estão sendo desenvolvidas atividades na área de produção e comercialização de mudas de espécies florestais e frutíferas; produção, pesquisa e comercialização de suínos; e também de ovinos.