Termina nesta quarta-feira (9), as inscrições para o Módulo I do Programa de Capacitação para Pesquisadores interessados no tema Tabaco e Mulher. A iniciativa é custeada pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH) e é parte do projeto de Pesquisa Rede Paranaense para o Controle do Tabagismo em Mulheres, fruto de uma parceria entre a Universidade do Alabama, em Birmingham (EUA), e a PUC-PR, por meio do curso de Psicologia, do Centro de Ciências Biológicas e de Saúde.

A proposta visa capacitar pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento para potencializar as suas habilidades de investigação para controle do tabagismo no Paraná com ênfase na população feminina. O Programa será composto por três Módulos gratuitos: O Modulo I – Aspectos e Contextos do Tabagismo, que será realizado nesta sexta e sábado, 11 e 12 de junho; o Modulo II – Saúde e Tabagismo, nos dias 20 e 21 de agosto; e o Módulo III - Elaboração de projeto de pesquisa, de 28 de agosto a abril de 2011.

Os Módulos I e II serão obrigatórios para professores interessados na construção de um projeto de pesquisa sobre o tema Tabaco e Mulheres. O projeto será construído no Módulo III. Neste participarão, no máximo, oito professores/pesquisadores, incluindo profissionais que atuam fora do campo da docência, em atividades diretamente correlacionadas com a produção, exposição e consumo do tabaco e pessoas ligadas à Rede Paranaense para o Controle do Tabagismo em Mulheres.

O Módulo III será feito nas modalidades presencial, semipresencial e de tutoria, com duração prevista de oito meses. Os inscritos que não residirem em Curitiba terão suas despesas de deslocamento, alimentação e hospedagem custeadas pelo projeto, dentro dos limites pré estabelecidos para este fim.

Inscrições e informações no site www.pucpr.br/extensao. Contatos pelo e-mail tabagismopucpr@hotmail.com.