Com uma festa em grande estilo, o reitor Décio Sperandio e o vice-reitor Mário de Azevedo entregaram, ontem à noite (7), a passarela central do câmpus-sede, que foi toda revitalizada como modo de recuperar alguns dos espaços históricos da UEM e para oferecer mais conforto aos usuários. O grupo Fogança e a Orquestra Sinfônica da UEM, além da Banda Municipal de Goioerê, fizeram apresentações ao público, ajudando a abrilhantar o evento, que fez parte das atividades comemorativas dos 40 anos da Universidade.

O espaço escolhido para acolher os convidados, em frente ao bloco 104, da PRH, recebeu os estandartes de todos os cursos de graduação e dos Câmpus Regionais. Duas cortinas instaladas em cada lado da passarela, abertas pelo reitor e pelo vice, simbolizaram a reinauguração do local.

Trecho que ao longo da história da UEM foi palco de encontro dos servidores da instituição, a passarela recebeu piso novo, com adequações para a acessibilidade; iluminação rebaixada; lixeiras; bancos de madeira; e duas esculturas confeccionadas pelo artista plástico Marcelo Monteiro, dentro do projeto de extensão Arte e Meio Ambiente, coordenado pela servidora Márcia Capelette.

Márcia lembrou que a revitalização não seria possível se não fosse o apoio da professora Maria Dalva de Barros Carvalho. A servidora enfatizou que a idéia da revitalização não foi apenas enfeitar a passarela, mas, por meio das esculturas, resgatar parte da história na Universidade. A escultura “A Leitora”, que fica diante do bloco 104, traz à lembrança a antiga biblioteca, local que foi muito freqüentado pelas pessoas. A escultura “O Imigrante” representa o imigrante que chegou em Maringá para desbravar a cidade. Márcia disse que outras esculturas ajudarão a relembrar ainda mais a história da UEM.

O prefeito Lourival Zamuner disse ter conhecido a esposa na passarela e destacou que em 40 anos o local nunca tinha sido revitalizado.

O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Sérgio Scramin, manifestou a satisfação e o orgulho do banco em ser parceiro do projeto. Admitiu que a passarela também fez parte da vida dele, porque foi ali que conheceu a esposa.

O vice-reitor agradeceu a todos que têm ajudado a instituição a se firmar como um marco. Azevedo salientou a importância que a antiga biblioteca teve para a comunidade e cujo prédio abriga também o importante acervo sobre a história de cada servidor da Universidade.

O reitor falou sobre os desafios que a atual administração havia assumido, entre eles a recuperação e revitalização de alguns prédios históricos da UEM, como o auditório do Dacese, reinaugurado no dia 17 de dezembro de 2009, e a passarela.

Conforme Sperandio, nesta mesma linha a Reitoria desenvolve projetos como o que visa a construir a concha acústica, cuja licitação já foi realizada.

O reitor e o vice-reitor foram homenageados. Sperandio porque tem desempenhado o importante papel para o futuro da instituição e Azevedo pelo trabalho que vem realizando como presidente da comissão organizadora dos 40 anos da UEM.

Diversas autoridades estiveram no local, entre elas o chefe de Gabinete da Reitoria, Júlio Santiago Prates Filho; a pró-reitora de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários, Neusa Altoé; o diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Lúcio Tadeu Mota; a diretora do Centro de Ciências da Saúde, Sandra Peloso; a diretora do Câmpus Regional de Goioerê, Irene Kimura; o professor Francisco Lopez Segrera, da Universidade de Salamanca (Espanha); e o gerente da Caixa Econômica Federal na UEM, Antônio Betinardi Pedro.