O Programa Integrado de Ação Social da UEM (Proação), da Universidade Estadual de Maringá, promove, de 7 a 10 deste mês, a Semana do Meio Ambiente e a Campanha de Responsabilidade Socioambiental: UEM um patrimônio a ser cuidado. O evento marca também a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). A solenidade de abertura e o lançamento da campanha serão no auditório do CTC (Centro de Tecnologia), bloco C-67, no dia 7, a partir das 19h30.

O Programa também pretende criar uma Trilha Ecocultural na UEM. A intenção é mapear caminhos dentro do câmpus com foco cultural e ambiental. E essa ideia será lançada durante a cerimônia de abertura da semana.

No dia 7, às 8 horas, haverá concentração das pessoas em frente ao Restaurante Universitário, para o arrastão socioambiental pelo câmpus para divulgação do evento e das ações de educação socioambiental.

No dia 8, está programado o Ciclo de Debates, que se estenderá pelo ano todo. Neste, será explorado o tema Responsabilidade Socioambiental na UEM, a partir das 19h30, no bloco C-67. No dia 9, de manhã e à tarde, haverá o Arrastão Ecológico (coleta do lixo disposto de forma inadequada no câmpus). No dia 10, às 19h30, no bloco C-67, o Ciclo de Debates enfoca o tema Cidadania, Ética e Gestão Ambiental. Haverá ainda o encerramento com exposição dos resultados obtidos através das ações na semana. Além disso, estão previstas apresentações artísticas e tribuna livre em frente ao RU, de 7 a 10, em dois horários: 11h30 e 18h30.

Ligado à Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH), o Proação foi criado em outubro de 2009, voltado para a valorização humana da comunidade universitária. Trabalha voltado para cinco grandes áreas: Ambiental, Cultural, Saúde, Educação e Previdenciária.

O Proação pretende desenvolver as ações que perdurem no tempo e sejam um gesto concreto em defesa e melhoria do ambiente e das relações sociais entre todos da comunidade universitária. O objetivo é que essas ações sirvam como uma forma de propagação de ideias que representem o efetivo compromisso da comunidade universitária com o ambiente no qual está inserida.

As atividades da semana são abertas aos interessados, que não precisam fazer inscrição. Outras informações pelo fone 3011-4365 (Catarina) ou 3011-4782 (Elenice).