O Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) foi um dos homenageados, ontem (31), em Curitiba, pela Secretaria de Estado da Saúde, com a entrega, pelo secretário Carlos Moreira Junior, de placas de honra ao mérito. Outros sete bancos de leite humano no Estado receberam a honraria do governo. O Paraná já havia sido homenageado, no ano passado, pelo Ministério da Saúde, pelo fato de ter apresentado, em 2008, a maior produtividade na coleta de leite humano.

A chefe do setor de nutrição do Hospital Universitário Regional de Maringá, Maria Stella Singh Rona (foto), representou o HUM na solenidade, e a enfermeira Christyna Beatriz Genovez Tavares (foto) representou o Banco de Leite Humano do HUM, do qual é a coordenadora. Stella e Beatriz fazem parte da Comissão Estadual dos BLH do Paraná. Segundo banco de leite humano mais produtivo do Estado, atrás apenas do de Londrina, o BLH do HUM coletou, em abril deste ano, 266 litros de leite, atendendo a 110 bebês prematuros. Ao todo, 235 mães fizeram doação e o Banco efetuou 399 visitas domiciliares. A coleta ocorre em Maringá e em cidades vizinhas, entre elas Marialva, Sarandi, Paiçandu e Mandaguaçu. Também existem postos de coletas em Campo Mourão, Paranavaí e Apucarana. O BLH do hospital universitário da UEM doa leite para as UTIs neonatais de Maringá, instaladas no HUM, na Santa Casa e no Santa Rita; para as unidades intermediárias dos hospitais Paraná e São Marcos; e para as UTIs das santas casas de Campo Mourão, Paranavaí e para o Hospital da Providência de Apucarana. Na solenidade de ontem, o secretário Moreira Júnior afirmou que a relação dele com os bancos de leite vem desde a época em que fazia plantão no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Segundo a presidente da Comissão Estadual dos BLH do Paraná, Márcia Benevenuto, atualmente os bancos brasileiros são referência para todo o mundo quanto à qualidade do leite e excelência do programa implantado e, no Brasil, a referência é o Paraná. “Embora tenhamos, por exemplo, 54 bancos em São Paulo, o leite ordenhado de apenas oito bancos no Paraná é superior proporcionalmente aos do estado paulista”, afirmou.
Em 2009, foram coletados mais de 16 mil litros de leite dos oito bancos do Estado, que foram doados por aproximadamente 13 mil mulheres. Conforme Moreira Júnior, esse número possibilitou que oito mil crianças tivessem acesso ao leite materno. Na região sul, o Paraná é o Estado que mais faz coleta de leite e também o que tem o maior número de doadores e receptores.
Os sete BLH do Paraná, além do Banco de Leite Humano de Maringá, estão situados em Curitiba (Hospital de Clínicas da UFPR e no Hospital Universitário Evangélico), Ponta Grossa (Hospital da Criança Prefeito João Vargas de Oliveira), Foz do Iguaçu (Hospital Ministro Costa Cavalcanti), Cascavel (Hospital Universitário do Oeste do Paraná), Londrina (Hospital Universitário), e Toledo (Hospital Bom Jesus de Toledo). No Brasil, há 198 bancos espalhados por todas as regiões do país.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv