Milhares de moradores dos bairros ao redor da Universidade Estadual de Maringá compareceram ao câmpus-sede, ontem (domingo), para ver o projeto de extensão Comunidade na UEM, aproveitando para conhecer, às vezes até de maneira lúdica, os vários serviços prestados pela instituição nas diversas áreas do conhecimento.

Promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, o evento teve a participação de vários setores da Universidade e também da comunidade externa, numa troca de experiências. Segmentos organizados da sociedade ocuparam espaço no evento para, entre outras atividades, apresentar o trabalho que desenvolvem na cidade, seja no aspecto da prevenção aos problemas de saúde ou na orientação sobre cidadania.

Feira de artesanatos e doces, atividades culturais, de extensão, e oficinas completaram a programação do evento, realizado das 10 às 17 horas. Os visitantes puderam fazer pequenas excursões pelo câmpus, com monitores, distribuição de mapas da instituição e informações sobre estandes dos institutos ligados à Universidade.

A pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM, Wania Rezende Silva, destacou a importância do projeto na interação com a comunidade, num processo de troca de saberes e ações compartilhadas. O reitor Décio Sperandio disse que eventos como este servem para acabar com o estigma de que a Universidade não se aproxima da população.

Também compareceram no evento, entre outras autoridades, o vice-reitor Mário de Azevedo; o chefe de gabinete da Reitoria, Júlio Santiago Prates Filho; e a diretora do Câmpus Regional de Goierê, Irene Kimura.

No início, o projeto se chamava UEM nos Bairros, já que antes era desenvolvido somente nos bairros de Maringá e, com o tempo, devido à repercussão e, em razão da solicitação de prefeituras, passou a ser denominado UEM e Comunidade. A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura fechou parcerias com municípios e deve levar o evento para algumas cidades, inclusive de outros Estados, como o Mato Grosso do Sul.