A Universidade Estadual de Maringá divulgou os dados socioeconômicos de seus vestibulandos. Dos 21.776 inscritos ao Vestibular de Inverno deste ano, 11.939 são do sexo feminino, representando 54,8%. A maioria tem até 19 anos: 17.978 candidatos (82,5%). Mais de 60% são nascidos no Paraná e quase 70% residem no Estado. Quase 40% estudaram o ensino médio integralmente em escola pública e cerca de 52%, integralmente em escola particular. Mais da metade não freqüentou curso pré-vestibular e mais de 40% prestam o vestibular pela primeira vez. A maioria (13.708 inscritos) escolheu a UEM por ser uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Mais de 65% escolheu o curso que considerou mais adequado às suas aptidões.

Dos 21.776 inscritos, 3.451 são cotistas. Os cursos mais concorridos são os de Medicina, com 267,1 candidatos por vaga, Arquitetura e Urbanismo (55,7), Engenharia Mecânica (50,9) e Odontologia (43,7). Biomedicina, oferecido pela primeira vez, surpreende com 42,3 candidatos por vaga, sendo o quinto mais concorrido. A disputa das vagas nesses cursos por cotistas são respectivamente 106,5; 29,8; 24,5; 29,8; e 23 candidatos/vaga.

A partir deste concurso, a UEM oferece três novos cursos em Ivaiporã: Educação Física, História e Serviço Social. Cada um oferecerá 40 vagas. As provas serão realizadas junto com os demais cursos, de18 a 20 de julho. O prazo de inscrição para eles está sendo definido. A Comissão Central do Vestibular Unificado divulga o local de provas a partir de 16 de junho, pela internet, acessando o Menu do Candidato.

As provas serão realizadas de 18 a 20 de julho, das 8h50 às 13 horas, em Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Maringá, Paranavaí e Umuarama. No primeiro dia, serão cobrados conteúdos de Conhecimentos Gerais; no segundo dia, os de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação; e no terceiro dia, de Conhecimentos Específicos. O resultado será divulgado no dia 6 de agosto, às 10 horas, pela internet na página da CVU.

Outras informações pelo site www.vestibular.uem.br.