A 26ª Semana de Química da UEM trouxe em seu primeiro dia Ana Adelina Santos Araújo, da Universidade Petrobrás, para falar sobre O Profissional da Química na Indústria do Petróleo. Araújo citou as atividades do químico na Petrobrás, principalmente na área em que atua que é refino de petróleo. Além disso, discorreu sobre o papel da empresa no contexto mundial e destacou que, há 10 anos, o Brasil tornou-se auto-suficiente em petróleo.

O evento, que começou nesta segunda-feira (17), prossegue até sexta-feira (21), com minicursos e palestras. Durante a solenidade de abertura, o coordenador da semana, Ourides Santin Filho, mencionou que o Departamento de Química (DQI) tem crescido e que as subáreas da Química estão consolidadas. Lembrou que o ensino como um todo no Brasil está se consolidando e que o País tem projetos resgatando dívidas com o ensino médio. Ressaltou que a UEM também está engajada no processo de qualificação do ensino médio.

O chefe do DQI, Edvani Curti Muniz, reforçou que o DQI tem crescido, assim como a qualidade da pesquisa na pós-graduação. O diretor de Cultura, Marcos César Danhoni, incentivou os alunos a continuar a estudar muito, porém sem deixar de lado os aspectos humanos, sempre pautados pela ética e pela virtude e com aprimoramento cultural geral. O diretor do Centro de Ciências Exatas, Mauro Baesso, destacou que a UEM tem crescido muito e expandido suas fronteiras para além do Brasil e lembrou que o CCE é responsável por 40% da produção científica na UEM.

O vice-reitor Mário Azevedo também falou sobre o crescimento da UEM e da Semana de Química e sobre a importância de o País se aprimorar na industrialização. Mencionou que o Brasil tem comprado muito mais do que vendido ao exterior, aparentemente se primarizando e perdendo o bonde da industrialização.

Ainda nesta segunda-feira, foi prestada uma homenagem a servidores aposentados (professora Tânia de Castilho e técnica Miriam Batista), falecidos (professor Gentil Vidotti) e premiados (Ervim Lenzi e Luzia Favaro que receberam o 51º Prêmio Jabuti).

O evento conta com cerca de 300 participantes. Outras informações no Departamento de Química, fone 3011-4334 ou site www.dqi.uem.br/csq/.