Para exaltar o papel essencial que a UEM vem exercendo em Maringá e região, nos últimos 40 anos, a reitoria programou uma série de festividades, que começaram no final do ano passado, com o lançamento de uma logomarca comemorativa, e se estende ao longo de 2010. Um dos pontos altos das comemorações será na próxima quinta-feira (13): 25 pessoas serão homenageadas em Maringá, numa solenidade no teatro Calil Haddad.

De acordo com Mário Luiz Neves de Azevedo, vice-reitor da UEM e membro da comissão organizadora, o intuito é resgatar os atores sociais que contribuíram para o desenvolvimento da UEM. “Queremos demonstrar a gratidão que temos com aqueles que ajudaram a UEM a ser o que é: uma instituição de referência e excelência”, explica.

Na história da universidade, diversas pessoas ajudaram-na a dar passos importantes, fazendo com que, por dois anos consecutivos (2008 e 2009), a UEM fosse considerada pelo Ministério da Educação (MEC) a melhor do Paraná e uma das melhores do Brasil. De acordo com o assessor de comunicação da Instituição e membro da comissão elaborada para programar as festividades, Luiz Donadon Leal, essas figuras importantes merecem o devido reconhecimento.

Alguns dos personagens já foram saudados em ocasiões anteriores, como na comemoração dos 35 anos da UEM. Mas, segundo Leal, esse ano terá um complemento: “pela primeira vez, as solenidades ocorrerão também nos câmpus regionais, homenageando pessoas que contribuíram e, de alguma forma, fizeram a diferença nesses locais”, afirma. Hoje, a UEM conta com câmpus regionais em Goioerê, Umuarama, Cidade Gaúcha, Diamante do Norte e Cianorte.

Na solenidade do câmpus sede, entre outras homenagens, será entregue o título Honoris Causa (concedido a personalidades que tenham contribuído com os preceitos de uma instituição oficial de ensino, não pertencentes a seu quadro funcional) a duas figuras importantes na história da UEM: Adriano José Valente e Paulo Cruz Pimentel.

Adriano Valente vai receber o título in memorian. Valente faleceu em fevereiro desse ano, com 88 anos, vítima de um câncer no pâncreas. Ele foi prefeito de Maringá, entre os anos de 1969 e 1972, e um dos responsáveis diretos pela fundação da UEM, além de construir o Parque do Ingá e criar a Feira Agropecuária e Industrial, hoje conhecida como Expoingá.

Detentor de um título de Cidadão Honorário do Paraná, Paulo Pimentel também teve papel fundamental na implantação da universidade. Pimentel foi governador do estado de 1966 a 1971 e, com a implantação de uma lei em janeiro de 1970, decretou a fundação da UEM.

Outro destaque da programação de comemoração é a realização do Festival de Cinema de Maringá, que acontecerá na UEM, pelo segundo ano consecutivo. Esta é a sétima edição do festival.