O objetivo principal do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é a melhoria do ensino, além da valorização do magistério. O Pibid começou, no início do mês, na UEM, porém, a solenidade de abertura oficial das atividades ocorreu no sábado (24). Durante o evento, a pró-reitora de Ensino da UEM, Ednéia Rossi, destacou a importância do projeto na busca da melhoria do ensino nas escolas e o coordenador do Pibid na UEM, João César Guirado, fez a apresentação do projeto e das metas a serem alcançadas em dois anos.

O projeto pretende contribuir com a melhoria da qualidade de ensino, tanto da Educação Básica, quanto nos cursos de licenciatura envolvidos; disseminar o material didático produzido pelos subprojetos; divulgar os resultados obtidos em eventos; diminuir a evasão nos cursos de licenciatura envolvidos; diminuir os índices de evasão e repetência nas escolas parceiras; atualizar os professores supervisores nas temáticas abordadas pelas atividades do projeto; motivar os alunos bolsistas para o exercício do magistério.

Guirado ressalta que o professor deve ser, acima de tudo, um educador, ou seja, aquele que conhece o universo do educando; permite e proporcione o desenvolvimento da autonomia de seus alunos; tenha e demonstre paixão pela profissão escolhida; vibre com as conquistas de cada um de seus alunos; participe ativamente na sociedade, opinando sobre questões relevantes de modo a conduzir seus alunos a um processo de crescimento humano, de formação de cidadãos, de fomento de novos líderes.

A Universidade foi contemplada por edital da Capes, no valor de R$ 2,4 milhões, dos quais, R$ 2,13 milhões para bolsas e o restante para material de consumo e outros. O projeto, com duração de 24 meses, envolve 185 alunos de cursos de licenciatura, 20 supervisores bolsistas (professores da rede pública de ensino), 15 escolas, nove coordenadores bolsistas de subprojetos (docentes de cursos de licenciatura da UEM) e um coordenador institucional.

Os subprojetos são coordenados pelos docentes Alice Iramina (Física), Neide Kiouranis (Química), João Hentges (Filosofia), Alexandra Cousin (Matemática), Mirian Zappone (Letras), Maria Angélica Lucas (Pedagogia), Ronaldo Viscovini (Ciências) e Elza Passini (Geografia).