Representantes do Instituto Emater estiveram na UEM, nesta quinta-feira (15), com o vice-reitor Mário Azevedo, para solicitar que a Universidade ofereça cursos para capacitar os técnicos do Paraná, explicando que a demanda é grande. As conversações estão centradas, neste momento, na especialização em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável e no mestrado profissional na mesma área. O primeiro contará com 100 vagas e o segundo, com 30. Parte delas será destinada a técnicos de outras instituições, movimentos sociais e ONGs. Ambos, de educação a distância, devem iniciar no segundo semestre deste ano e receberão recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

O professor José Ozinaldo Alves de Sena explica que, no dia 22, à tarde, representantes das duas instituições se reúnem para estabelecer as bases para o termo de cooperação e que o projeto do mestrado será submetido à Capes ainda este mês. O mestrado, que será coordenado por Kátia Freitas Estrada, contará com professores de vários departamentos da UEM e de outras instituições, como Unioeste, Iapar e Embrapa.

Pelo Emater, estiveram presentes o diretor presidente Arnaldo Bandeira; o gerente de Desenvolvimento de Pessoal, Paulo Renato Taschetto; o responsável pelas Relações Institucionais e Negócios, Carlos Eduardo Vercesi; e três técnicos da área financeira. Pela UEM e pelo Núcleo de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, estiveram o presidente do Núcleo, Ozinaldo de Sena, e as professoras Lucimar Pontara e Kátia Estrada; além de Henrique Nieddermeyer, que tem auxiliado na formatação das propostas.