O professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Emir Sader, profere a aula inaugural da extensão nesta sexta-feira, dia 16 de abril, às 20 horas, no anfiteatro do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), Bloco B-33, câmpus universitário. O evento encerra a programação de aulas magnas dentro das comemorações dos 40 anos da Universidade Estadual de Maringá (UEM),

Sader é sociólogo e cientista político e atualmente dirige o Laboratório de Políticas Públicas na UERJ. Formado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), tem mestrado em Filosofia e doutorado em Ciência Política também pela USP. O professor ainda é secretário executivo do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Estado e Governo, atuando principalmente nos seguintes temas: Lula, América Latina, Brasil e Política. Para os estudantes, a presença na aula magna vai valer como atividade acadêmica complementar.

Autógrafos

Sader aproveitará para autografar o livro Brasil, entre o passado e o futuro, organizado por ele e Marco Aurélio Garcia, assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais. A obra reúne ensaios de pensadores da cena política e intelectual brasileira, que buscam assimilar e analisar as intensas transformações ocorridas no Brasil nos últimos sete anos. Os textos se debruçam sobre o passado recente do país, na tentativa de desvendar diversos aspectos da realidade brasileira, como sua dinâmica econômica, social, política e cultural. Em uma co-edição da Boitempo e da Editora da Fundação Perseu Abramo, Brasil: entre o passado e o futuro busca contribuir com o debate sobre o que virá após o governo do presidente Luis Inácio Lula da Silva. Para tanto, contou com a colaboração de alguns intelectuais – integrantes do governo ou não – que nunca deixaram de pensar e sistematizar ideias sobre o processo em curso no país: Marco Aurélio Garcia, Emir Sader, Marcio Pochmann, Guilherme Dias, Luiz Dulci, Nelson Barbosa, José Antonio Pereira de Souza e Jorge Mattoso. Além dos artigos, completa o volume uma entrevista com a ministra Dilma Rousseff, feita por Garcia, Sader e Mattoso. O livro apresenta um conjunto de dados, análises e propostas de ensaístas comprometidos com um projeto de país que será o centro do debate nas disputas eleitorais de 2010. Busca, assim, trazer uma contribuição interpretativa sobre o momento atual, vislumbrando transformar o futuro.