A UEM vai contar com um Centro de Eventos. A novidade foi divulgada pela prefeitura do câmpus, nesta sexta-feira (9). O espaço vai compor um novo bloco, o M-40 e terá 4.622,12 m². O projeto arquitetônico, de responsabilidade dos servidores Glaucia Pagotto Carneiro e Daniel das Neves Martins, vem atender a um anseio da comunidade acadêmica, que sempre reivindicou um espaço multiuso para os eventos acadêmicos realizados pela instituição, como palestras, congressos, conferência, exposições e apresentações artísticas.

O Projeto conta com os seguintes espaços: foyer; teatro climatizado com palco mil poltronas, sendo dez para portadores de necessidades especiais e dez para pessoas obesas, além de Iluminação cênica, depósito para cenário e para instrumentos; camarins e vestiários, todos com sanitários, banho, balcões e espelhos iluminados para maquiagem, cabideiros, ar-condicionado e auto-falantes interligados ao palco e à direção de cena;  salas de apoio técnico e administrativo; cibercafé; instalações sanitárias; e cozinha de apoio. O Centro ainda vai contar com seis salas para minicursos (4 no térreo com 58 a 61m2, para 35 a 50 pessoas; e 2 no piso superior, com 104,27m2, para 62 a 80 pessoas).

O projeto contempla um estacionamento para 300 veículos, com definição de rua interna para carga e descarga separada do trânsito comum e acesso independente para ônibus. Mas o entorno do Centro oferece ainda outras 500 vagas.

O tempo de execução da obra é estimado em dois anos. Segundo o reitor Décio Sperandio, o Centro de Eventos deve ser entregue à comunidade, no final de 2012.