Em três meses deverá estar concluída, no câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá, a troca da rede elétrica de alta tensão dos 200 postes de eletricidade e dos cabos de energia e dos 75 transformadores. A Copel (Companhia Paranaense de Energia) já deu início aos trabalhos. A obra tem custo estimado em R$ 2,1 milhões. A nova rede deverá aumentar significativamente a capacidade elétrica instalada da UEM.

O reitor Décio Sperandio explica que essa ampliação de capacidade é necessária para acompanhar o crescimento físico do câmpus registrado ultimamente. “Com essa nova infraestrutura elétrica terão fim as constantes quedas de energia devido à sobrecarga, além de permitir a utilização de novos equipamentos que, pela capacidade atual, não foram ativados. Enfim, atendendo o Plano Diretor do Câmpus em sua totalidade”, diz ele.

Segundo o prefeito do câmpus, Lourival Domingos Zamuner, concluído o trabalho dos técnicos da Copel terá início uma segunda etapa que é a ligação da rede aos prédios. Essa etapa será realizada pela Prefeitura do Câmpus, concluindo todo o projeto que foi previsto.