Começou hoje, em Maringá, a primeira etapa da III Conferência Nacional do Esporte, fase regional, promovido pelo Ministério do Esporte e Lazer. As atividades foram desenvolvidas na Universidade Estadual de Maringá. Nesta etapa, foram discutidas e aprovadas propostas futuras para ações do governo federal nas áreas de esporte e lazer, que serão encaminhadas para a Conferência Estadual, nos dias 4 e 5 de maio, em Curitiba.

O objetivo, explica o chefe regional da Paraná Esporte, Agnaldo Luiz Baldo, é elaborar diretrizes para o Plano Decenal do Esporte e Lazer, estabelecendo Linhas Estratégicas, ações, metas e prazos para o desenvolvimento do esporte e lazer no país nos próximos 10 anos.

Os grupos foram divididos em dez eixos temáticos: sistema nacional de esporte e lazer; esporte de alto rendimento; formação e valorização profissional; esporte, lazer e educação; esporte, saúde e qualidade de vida; ciência, tecnologia e inovação; futebol; financiamento do esporte; infraestrutura esportiva; e esporte e economia.

Durante a abertura da etapa regional, o assessor especial do Ministério do Esporte e Lazer, Ricardo Gomyde, que na ocasião, representava o ministro do Esporte, Orlando Silva, falou sobre a importância de políticas públicas na área, bem como os investimentos necessários para desenvolver esporte profissionalizante no Brasil. “Precisamos investir cada vez em atletas competitivos a níveis nacionais e internacionais. E esta formação começa desde cedo, na educação básica”. E aponta que, “o grande problema de hoje, é que as escolas públicas e as universidades não estão preparadas para atender as necessidades básicas dos atletas, levando estes, a desistir do esporte para se dedicar a outras áreas”.

Gomyde também explicou que décadas atrás, o esporte no Brasil era visto como uma sub-pasta nos ministérios, com os menores orçamentos, os menores investimentos, os menores projetos. Consequentemente, esta visão divulgada pelos órgãos públicos era reproduzida por muitos cidadãos, que não acreditavam na possibilidade do atleta enquanto profissional. “A partir do momento que o Ministério do Esporte e Lazer passou a ter importância, o esporte, progressivamente passou a ser discutido, evidenciado e defendido por todos”.

O assessor elogiou a participação da sociedade no processo de formulação das novas políticas públicas para os próximos 10 anos. “Acreditamos que, este ano, a Conferência Nacional do Esporte será a maior já promovida. A participação popular é fundamental neste processo”.

Para Gomyde, o Brasil só começou a evidenciar o esporte depois da conquista para sediar a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíadas de 2016. “Neste contexto, o esporte surgiu como fomentador da economia, com o investimento em infraestrutura urbana, telecomunicações, transporte”.

O evento na UEM foi realizado pelo Núcleo Regional de Educação de Maringá, pelo Paraná Esporte/Centro Regional de Esporte e Lazer de Maringá, UEM e Secretaria de Esporte e Lazer de Maringá.

O encontro reuniu secretários municipais de esporte das regiões de Maringá e Paranavaí, professores de Educação Física, acadêmicos e lideranças em geral, no auditório do Ney Marques, na UEM.