A Universidade Estadual de Maringá entregou o primeiro elevador de acessibilidade da Instituição, instalado no bloco I-12, nesta terça-feira (30). Ao todo, serão onze elevadores, três plataformas elevatórias verticais para cadeira de rodas, um ônibus adaptado, equipamentos para o Programa Interdisciplinar de Pesquisa e Apoio à Excepcionalidade (Propae), ao custo total de mais de R$ 1,4 milhão, incluindo as obras necessárias para instalação dos elevadores e plataformas. O governo federal é responsável por R$ 1,157 milhão e a UEM, por R$ 289 mil. A intenção é atender pessoas portadoras de necessidades especiais, idosos, gestantes e pessoas com dificuldade de locomoção. Os elevadores possuem teclas em braile e informam em que pavimento estão.

Durante a entrega do elevador, a chefe do Departamento de Fundamentos da Educação, Ana Cristina Teodoro da Silva, agradeceu o empenho do reitor Décio Sperandio e da direção do CCH por essa iniciativa e relatou que, na semana passada, uma aluna não assistiu às aulas porque sofreu um acidente e não podia subir escadas. Destacou que, agora, tanto alunos como professores poderão usufruir desse benefício. Já a chefe do Departamento de Teoria e Prática da Educação, Janira Siqueira Camargo, complementou que era uma incoerência um prédio que abriga dois cursos de educação não possuir acessibilidade.

O reitor Décio Sperandio ressaltou que a solenidade não era de inauguração de um elevador, mas o registro da valorização pela conquista dele. Destacou o trabalho de convencimento dos deputados federais da importância do projeto apresentado pela UEM para promover várias medidas de acessibilidade. O projeto contou também com o apoio o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, da ex-secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Lygia Pupatto, e do ex-secretário de Planejamento do Paraná, Ênio Verri. O reitor lembrou ainda que o valor inicial do projeto era de R$ 2,2 milhões e foi reduzido em 50%. Ao final, disse que ainda há muito o que fazer nessa área, que não é possível realizá-lo na velocidade necessária, mas que a UEM tem melhorado muito. Citou que a UEM também tem efetuado melhorias nas calçadas com piso tátil, rampas e cuidados com declives. Para ele, uma instituição que busca excelência em todas as áreas não poderia deixar de promover excelência também na mobilidade.

Cada elevador tem capacidade para oito passageiros ou 600 quilos e cada plataforma tem capacidade para 250 quilos ou um cadeirante e um acompanhante. Os elevadores serão instalados nos blocos G-34, G-56, D-34, C-56, G-80, E-78, K-68, C-34, C-23, F-67, além do I-12. As plataformas serão instaladas nos blocos 2, T-13 e Q-3 (Reitoria). A previsão é que tudo esteja pronto até outubro. Duas empresas venceram a licitação para fornecimento dos equipamentos e uma outra venceu a licitação para adaptações das obras relativas à construção civil/serviços preliminares exigidos em projetos para montagem de elevadores. Nesta quarta-feira (31), será feita a licitação para a última plataforma.