Na semana passada, duas acadêmicas da UEM foram premiadas na segunda edição do Concurso de Monografias Aplicadas à Cidadania Fiscal, iniciativa da Sociedade Eticamente Responsável (SER), através do projeto Observatório Social.

As premiadas foram Carmen Lucia da Silva, do curso de Ciências Contábeis, e Sabrina Lorene Finco, do curso de Administração, que ficaram, respectivamente, na quarta e na quinta colocações.

O Controle Interno na Prefeitura de Maringá: um estudo de caso foi o tema do trabalho de conclusão de curso apresentado por Carmen Silva, tendo como orientador o professor Paulo Moreira da Rosa. Este trabalho analisou a importância do controle interno à Prefeitura Municipal de Maringá; a maneira como ele vem sendo aplicado; como são realizadas as avaliações; e de que maneira a controladoria auxilia os gestores na tomada de decisão.

Os estudos realizados permitiram concluir que a controladoria tem contribuído na prevenção de erros e desvios, portanto há um sério comprometimento com a gestão pública no que se refere aos dispositivos legais e aos anseios da sociedade. Entre as recomendações especificadas, duas merecem ser ressaltadas: a realização de auditoria interna para aprimorar o controle interno; a implantação de um sistema de custo objetivando reduzir os gastos das atividades operacionais da gestão municipal.

Sabrina Lorene Finco, que teve como orientador o professor Marcos Irã Ribas. concorreu com o trabalho O Exercício de Cidadania Fiscal Aplicado ao Legislativo Municipal de Paiçandu. O estudo avaliou a aplicação dos recursos destinados à Câmara Municipal de Paiçandu nas legislaturas de 2001 a 2004 e na de 2005 a 2008.

Apesar da redução no número de vereadores, foi constatado que no período de 2001 a 2008, sem descontar a inflação, as despesas com pessoal aumentaram 49%, enquanto que as despesas de custeio tiveram uma elevação de 1047%. Também foi detectado um erro no cálculo da taxa de contribuição do Alvará de Licença. Os contribuintes estavam pagando quase o dobro do valor efetivamente devido. O estudo realizado ratifica a relevância da participação do cidadão na administração pública.

A premiação foi realizada no dia 10 deste mês, no auditório da Receita Federal de Maringá. No total, 16 estudantes de graduação e pós-graduação disputaram os cinco primeiros lugares. O objetivo do concurso é incentivar a participação dos cidadãos no controle dos gastos públicos.