No cenário contemporâneo, a ciência revela-se como técnica, como religião, como força produtiva no mercado globalizado: desvela-se como tecnociência. A universidade repercute essas transformações. Para discutir essas questões, o Departamento de Psicologia da UEM oferece, nas quintas-feiras do mês de abril, o curso de extensão Universidade Tecnociência e Ética. Os interessados devem se inscrever de segunda a quarta-feira da semana que vem, 5 a 7 de abril.

O objetivo é apresentar fundamentos filosóficos, religiosos e sociológicos da tecnociência contemporânea, destacando a urgência de uma ética capaz de conciliar a ética do conhecimento com a ética da responsabilidade.

A proposta é dirigida a estudantes de graduação, pós-graduação e docentes. Entre os temas a serem discutidos estão a Filosofia da Tecnociência Prometéica e Fáustica, no dia 8 de abril; Neognosticismo Fáustico e o Fim do Corpo, no dia 15; Tecnociência e Sociedade: ethos ecadêmico e empresarial da ciência, no dia 22; e Tecnociência e Ética: conhecimento e responsabilidade, no dia 29.

O ministrante será o professor José Antônio Damásio Abib (UFSCar). As aulas serão na sala de Vídeo do Departamento de Psicologia (DPI), localizado no bloco 118, das 14 às 17 horas.

na secretaria do Departamento de Psicologia, que fica no bloco 118, sala 4. O telefone de contato é o (44) 3011-4291 e o e-mail para informações o sec-dpi@uem.br.