O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, participará, nesta sexta-feira (5), a partir das 15 horas, do início da colheita de soja numa lavoura demonstrativa monitorada ao vivo por câmaras de televisão, sob a supervisão do curso de agronomia da Universidade Estadual de Maringá.

O trabalho começou em agosto do ano passado, quando o Canal Rural, da RBS (Rede Brasil Sul), lançou o projeto Lavouras do Brasil em algumas das principais regiões produtoras de soja do País, entre elas a de Maringá. Câmeras especiais transmitem ao vivo pela internet, 24 horas por dia, o estágio de desenvolvimento da lavoura. A de Maringá utilizou a variedade de soja BRS243RR, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com característica de ciclo de 125 dias (ciclo determinado e precoce). A variedade possui também como característica a resistência a nematóide de cisto, o que garante uma boa produtividade. A área demonstrativa de Maringá será a terceira do projeto a ser colhida. Cada lavoura recebeu, ao longo de sete meses, o melhor tratamento em termos de tecnologia disponível no Brasil. Além do manejo diferenciado, a área teve a aplicação de bioreguladores e tratamento fitossanitário, sempre com o monitoramento dos custos. Cinco alunos de agronomia da UEM também participaram do trabalho, observando o desenvolvimento da lavoura e coletando dados. As informações foram repassadas aos produtores rurais, por meio da internet, para que eles acompanhassem o trabalho feito na lavoura. Os resultados serão apresentados pelo professor Alessandro Braccini, do curso de Agronomia, coordenador técnico do projeto Lavouras do Brasil local, durante o Dia de Campo que será realizado a partir das 15 horas. Segundo o professor, os resultados foram muito satisfatórios. Em termos de produtividade, por exemplo, a lavoura deverá registrar a colheita de 155 a 160 sacas por hectare, ante as 130 a 140 sacas normalmente colhidas numa plantação de soja convencional. O consultor técnico da Embrapa Soja (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Áureo Lantmann, fará uma apresentação do Lavouras do Brasil em nível nacional. Primeiro reality show do agronegócio brasileiro, Lavouras do Brasil conta com a parceria técnica da Embrapa, patrocínio da Bunge e apoio da Syngenta e Massey Ferguson. A área supervisionada pela UEM, com cerca de 1 hectare de plantio, fica na Fazenda Ouro Branco, estrada Santo Inácio, quilômetro 15, próximo ao Condomínio Alphaville, distante cerca de 20 quilômetros do centro de Maringá. O presidente da Embrapa, José Roberto Rodrigues Peres, também confirmou presença no evento. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3011-8963.