A Universidade Estadual de Maringá abriu o prazo para as pré-inscrições ao Programa Multiprofissional de Tratamento da Obesidade. Podem se inscrever adolescentes entre 12 e 18 anos de idade interessados em resolver o problema do excesso de peso. A pré-inscrição, que pode ser feita por telefone ou pessoalmente, é o requisito para participar de uma palestra inicial, a ser realizada no dia 1º de março, às 14 horas, no Bloco M-05, no câmpus sede da UEM. 

Esse encontro é mais uma conversa com os adolescentes e seus responsáveis, na qual os coordenadores irão falar sobre a estrutura básica empregada e esclarecerem dúvidas sobre o Programa. A idéia é dar a oportunidade para que os pais e jovens avaliem se a proposta é compatível com seus interesses, disponibilidade e determinação.

O Programa está ligado ao Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade e desenvolve o trabalho com base na dieta, atividade física e mudança de hábitos associados à obesidade. Todos os adolescentes que se dispuserem a participar do estudo passam por avaliações físicas e de hábitos relacionados ao excesso de peso, de modo que estes parâmetros sejam verificados durante a intervenção, favorecendo a mudança de comportamento.

O período de permanência máxima no Programa é de três semestres, com três encontros semanais, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 16 horas às 18 horas. As  atividades são conduzidas por uma equipe multidisciplinar, integrada por psicólogo, nutricionista e profissionais de educação física.

O coordenador do projeto, professor Nelson Nardo Junior, explica que nos encontros as orientações nutricionais e psicológicas são realizadas semanalmente e o modelo cognitivo comportamental é adotado como foco principal para estimular mudanças de comportamento que resultem na redução do sobrepeso e adoção de um estilo de vida mais saudável. Enquanto que nos três encontros semanais são realizadas atividades físicas, orientadas e monitoradas, com duração aproximada de 60 minutos cada.

Vale destacar que o Programa é realizado há cinco anos e nesse período já atendeu cerca de 120 adolescentes. Os interessados em participar, como voluntários, neste estudo, poderão entrar em contato pelo telefone (44) 3041-5026 ou e-mail nemo.uem@hotmail.com. Quem preferir poderá se dirigir ao laboratório no Bloco M-05, sala 4-A, no Departamento de Educação Física da UEM. A participação é gratuita.