A Universidade Estadual de Maringá comemora, nesta quinta-feira (28), seu 40º aniversário. O governador Paulo Pimentel assinou, no dia 28 de janeiro de 1970, o decreto-lei de sua criação. O ato foi resultado da mobilização da comunidade maringaense e da região e dos trabalhos de uma comissão, nomeada em1968 pelo mesmo governador, com a tarefa de analisar as condições para a criação de universidades públicas estaduais no Paraná.

Dessa forma, a UEM, em conjunto com a UEPG e a UEL, são instituições universitárias concebidas em um contexto histórico em que a população do interior do estado do Paraná reivindicava a descentralização da oferta de vagas universitárias, até então sob exclusiva oferta na capital, e em que o modelo de desenvolvimento regional passava a demandar profissionais com qualificação em nível superior. Nessas circunstâncias, a comunidade maringaense requereu a reparação de uma desigualdade e, com sucesso, conquistou em 1970 o direito de oferecer educação universitária em Maringá, rompendo com o exclusivismo curitibano.

Contemporaneamente, a Universidade Estadual de Maringá ampliou, ainda mais, sua presença e missões. É uma instituição multi-campi (Maringá, Cianorte, Goioerê, Umuarama, Cidade Gaúcha e Diamante do Norte) que visa o desenvolvimento regional. “É uma universidade completa, oferecendo cursos de graduação, pós-graduação, educação básica (infantil, fundamental e médio), fazendo extensão e cultura e promovendo a pesquisa. Não é demasiado, lembrar de órgãos da UEM que são imprescindíveis à população regional”, lembra o vice-reitor Mario Luiz de Azevedo.

Já o reitor Décio Sperandio lembra que “a UEM iniciou suas atividades em 1970 com a forte razão de promover a formação profissional. Mas, uma universidade jamais se basta, por isso, para além dos 52 cursos de graduação, presenciais e a distância, com mais de 48 mil formados, a UEM oferece 30 programas de mestrado e 17 de doutorado, sendo que, pela avaliação da CAPES, de quatro cursos de doutorado com nota máxima do Paraná, dois são da UEM, o de Zootecnia e de Ecologia.

Comemorações – Desde agosto, doze servidores, entre técnico-administrativos e docentes, reúnem-se com o vice-reitor Mário Azevedo para apresentarem e selecionarem as ações que farão parte das atividades comemorativas dos 40 anos de existência da UEM, que estão sendo realizadas desde novembro de 2009 e vão até agosto deste ano. “A novidade que norteia este plano é a descentralização dos eventos e o reconhecimento das pessoas que construíram a Universidade. Partimos do pressuposto de que faríamos uma descentralização das comemorações e reforçaríamos o caráter multicampi da UEM. Devemos deixar de falar em extensão da UEM porque, na realidade, é um câmpus da UEM. Em cada aniversário das cidades onde está cada câmpus, estamos incluindo a programação dos 40 anos da Universidade e, ao mesmo tempo, vamos valorizar aqueles que construíram a UEM”, enfatiza Sperandio. Essa valorização também se traduzirá na concessão do título de Doutor Honoris Causa a Adriano Valente e a Paulo Pimentel, respectivamente prefeito e governador da época da implantação da UEM. Matéria nesse sentido está sendo encaminhada ao Conselho Universitário para análise, informa o professor Nehemias Curvelo Pereira.

O vice-reitor Mario Azevedo explica que a programação está pronta, mas que a agenda pode agregar novas atividades. O foco do trabalho é buscar que a sociedade se lembre da Instituição ou tome conhecimento dela. Estão sendo feitos esforços para conseguir um espaço no plenário da Câmara de Maringá, da Assembleia Legislativa, da Câmara Federal e do Senado para que o reitor Décio Sperandio mostre os avanços da UEM e sua relevância no ensino, pesquisa e extensão. Azevedo diz que “as atividades não ficarão apenas nas comemorações dos feitos anteriores. Em junho do próximo ano, a comunidade acadêmica e a sociedade debatem os projetos para os próximos dez anos da Instituição”.

Logomarca - O Laboratório de Design e Moda (LDM) é o responsável pela concepção de diversos produtos em fase de execução que serão distribuídos aos servidores e que levam a marca dos 40 anos da UEM. Sua coordenadora, a professora Cláudia Monteiro, cita, entre eles, bloco de anotação, calendário de 2010, agenda, caneta, chaveiro, bolsa. Alguns deles também receberão a marca de quem patrociná-los.  A intenção é elaborar ainda um kit de caneta e bloco para ser oferecido a autoridades em visita à UEM. O professor Nehemias Curvelo Pereira lembra ainda que já foi acordado com os Correios para que o selo comemorativo, em elaboração no LDM, seja utilizado nacionalmente. Diz ainda que as correspondências enviadas pela UEM terão esse selo.

O LDM também foi responsável pela criação da logomarca dos 40 anos da UEM e pelo projeto do site www.uem.br/40anos. Segundo Thuany Barbosa, aluna de Design e autora da logomarca, a imagem pretende transmitir a sensação de força e solidez, marcando que os 40 anos de história da Instituição foram determinantes para o desenvolvimento de credibilidade. Além disso, procura mostrar, pela configuração dos números, o conceito de continuidade. Barbosa explica que seguiu as cores do logotipo da UEM (preto e vermelho) para manter a identidade da Universidade.

Fábio Bueno, também estagiário do LDM, diz que o website foi projetado com um layout limpo sem muitos efeitos, seguindo a proposta de uma identidade visual próxima do portal da UEM. Detalha que o site tem uma abertura sutil, rápida e leve. Nele, podem ser vistas algumas fotos da Instituição e parte da sua história.

Dados da UEM

Alunos matriculados