Goioerê: 402 formandosA Universidade Estadual de Maringá realizou mais duas solenidades de colação de grau. Na sexta-feira (22), em Goioerê, 402 formandos receberam seus certificados. São alunos dos cursos de Engenharia Têxtil (34), Licenciatura Plena em Ciências (15), Normal Superior (53) e Pedagogia a distância (300). O paraninfo foi o professor Mauro Luciano Baesso; a juramentista, Elizabel Rodrigues Souza (Lic. Plena em Ciências), e a oradora, Fabiane Filatieri (Engenharia Têxtil).

O reitor Décio Sperandio destacou a importância e o privilégio dos alunos se formarem em uma universidade pública, tendo em vista que apenas 12% dos jovens entre 18 e 24 anos frequentam curso superior no País. Destes, somente 25% em instituições públicas. Aproveitou para lançar um desafio aos formandos de continuarem os estudos em cursos de pós-graduação. Ressaltou que a UEM está preparada para recebê-los de volta, já que tem centena de especializações, 30 mestrados e 17 doutorados. Citou ainda que, neste ano, mais dez programas de pós-graduação serão criados.

Cianorte: 454 formandosEm Cianorte, a colação de grau foi no sábado (23), tendo como paraninfa Maria Luiza Batista; juramentista, Maria Silva De Oliveira Torres (Pedagogia); e orador, André Brandão do Amaral (Design). Foram 454 formandos dos seguintes cursos: Ciências Contábeis (29), Pedagogia (29), Design (17), Moda (28), Normal Superior (127) e Pedagogia a distância (224). Nesse dia, 34 alunos de Normal Superior foram laureados. As láureas acadêmicas são concedidas aos que, durante seus respectivos cursos, obtiveram, em dois terços das notas, o conceito 9 ou acima de 9.

Durante sua fala, o vice-reitor Mário de Azevedo conclamou os formandos a não esquecerem que se graduaram em uma universidade pública que tem como missão também o bem coletivo e o desenvolvimento regional. Disse aos novos profissionais que suas ações ao longo da vida fossem pautadas pela solidariedade, fraternidade, responsabilidade, desenvolvimento local, regional e coletivo. Além disso, mencionou que a escolha da paraninfa geral, a servidora Maria Luiza Batista, acaba homenageando a todos que trabalham na UEM e também da Prefeitura de Cianorte, pois ela pertence aos quadros de ambas.

Em Maringá, as cerimônias serão realizadas nesta semana na arena coberta do Parque de Exposições. A programação começa às 18 horas dos dias 28, 29 e 30. O paraninfo do primeiro dia será o vice-reitor Mário de Azevedo; o juramentista, Jairo Gomes Martins Junior (Psicologia), e a oradora, Chrislainne Cujinotti (Secretariado Executivo Trilíngue). Colam grau acadêmicos de Letras, Pedagogia, História, Geografia, Psicologia, Ciências Sociais, Filosofia, Música, Normal Superior (Pólo de Sarandi), Secretariado Executivo Trilíngue e Pedagogia a distância.

O paraninfo do segundo dia de formatura de Maringá é o professor Paulo Roberto de Souza; o juramentista, Luis Carlos Moschetta (Farmácia); e a oradora, Lorena Gimenez Carneiro (Direito). Os cursos são os de Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Direito, Administração, Enfermagem, Educação Física, Farmácia e Odontologia. Já os 38 alunos do curso de Medicina já colaram grau no dia 4 de dezembro.

O paraninfo do terceiro dia será o professor Ulysses Cecato; a juramentista, Kátia Jaqueline Ribeiro Passos (Ciências Biológicas); e o orador, José dos Santos Neto (Agronomia). Os formandos são de Estatística, Física, Química, Matemática, Agronomia, Zootecnia, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Informática, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica.