O professor do Departamento e Fundamentos da Educação (DFE), Luiz Carlos Faria da Silva (na foto, à direita), foi um dos conferencistas do Meeting on Early Childhood Education, realizado nos dias 17 e 18 deste mês, na sede da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, promovido pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), e coordenado por Aloísio Pessoa de Araújo, Professor da EPGE - Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getulio Vargas além de Flavio Cunha, Professor na Universidade da Pennsylvania, EUA.

João Batista Araújo e Oliveira, do Instituto Alfa e Beto, e o professor do DFE/UEM foram responsáveis pela sessão sobre Literacy no Meeting. O título da conferência foi Neurosciences, cognitive psychology and the teaching to reading. O trabalho de Oliveira e de Silva foi desenvolvido no Grupo de Estudos sobre Aprendizagem Infantil, organizado pela ABC. O professor do DFE integrou o grupo por nomeação da presidência da ABC. O grupo foi coordenado por Aloísio Pessoa de Araújo. Além de professor da EPGE Araújo é Pesquisador Titular do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). É, ainda, membro estrangeiro associado da National Academies of Science, dos EUA. Silva compôs um grupo integrado por Edson Amaro, Instituto de Radiologia FMUSP, Erasmo Barbante Casella,Neurologista, Instituto da Criança FMUSP, Jaderson Costa Dacosta, Instituto do Cérebro, PUCRS, Luiz Davidovich, ABC/UFRJ e Simon Schwartzmann, ABC/IETS.

“Trabalhamos numa abordagem integrada, entre a economia, a educação e a neurociência. O grupo tem economistas tentando mapear o retorno de investimentos em projetos de educação e de saúde para o desempenho de crianças de 0 a 5 anos, médicos pesquisando fundamentos neurobiológicos da aprendizagem infantil, e, na minha área, educadores que estudaram o estado da arte sobre métodos eficientes para alfabetizar crianças em todas as línguas cujas escritas são baseadas em alfabetos”, explica Silva.

Ainda segundo o professor, citando a própria ABC, o objetivo do encontro foi “apresentar à comunidade científica e política no Brasil os avanços no conhecimento sobre a importância da educação nos primeiros anos”.  Estiveram presentes o Ministro da Educação e o Ministro da Saúde.

Além dos componentes do grupo de estudo Aprendizagem Infantil como Silva, foram conferencistas no encontro: James Heckman, da Universidade de Chicago, Prêmio Nobel em Ciências Econômicas (com Daniel McFadden) em 2000; Peter Gluckman, professor de Pediatria e Biologia Perinatal na Universidade de Auckland, Nova Zelândia, consultor científico do Primeiro Ministro da Nova Zelândia; Sir Michael Rutter, pediatra e psiquiatra chefe do Departamento de Psiquiatria Infantil e de Adolescentes do Instituto de Psiquiatria de Londres, diretor honorário do Conselho de Pesquisas Médicas - Unidade de Psiquiatria Infantil do Reino Unido; Adele Diamond, professora de Neurociência do Desenvolvimento Cognitivo no Departamento de Psiquiatria da University of British Columbia, Canadá; Craig T. Ramey e Sharon L. Ramey, diretores do Centro Universitário para Saúde e Educação, da Universidade de Georgetown, EUA; e James Fraser Mustard, um dos líderes mundiais em pesquisa na área médica, do Instituto para a Pesquisa Avançada do Canadá.