Reitor ladeado pelo governador e pelo superintendente da Copel, em reunião que contou com a presença do Dr. BatistaJá foi divulgado que a Universidade Estadual de Maringá foi uma das quatro instituições em todo o Brasil que teve aprovado um projeto com base na Lei de Incentivo ao Esporte (Lei nº 11.438, de 29 de dezembro de 2006). No caso da UEM, o Ministério do Esporte aprovou recursos na ordem de R$ 984 mil para complementação do Centro de Excelência em Handebol. No entanto, a aprovação do projeto foi só o primeiro passo. O passo seguinte consistia em apresentá-lo às empresas interessadas em fazer o repasse, deduzindo o valor do seu imposto a pagar. A novidade está justamente aí.

Ontem, dia 15, o reitor Décio Sperandio, teve uma audiência, no Palácio do Iguaçu, com o governador Roberto Requião e Moacir Boscardin, superintendente de Marketing da Copel (Companhia Paranaense de Energia Elétrica) que anunciou o interesse da estatal em repassar esses recursos para a UEM. A audiência contou com a presença do deputado estadual Dr. Batista (PMN) e assessores da Copel e da UEM.

O reitor comemorou o anúncio, lembrando que a administração da UEM já havia feito contato com várias empresas sem uma resposta efetiva. Sperandio enfatizou a intermediação do governador que, segundo ele, foi decisiva para a viabilização dos recursos. Sperandio também falou da importância de a Universidade ter sempre projetos prontos a serem apresentados nas oportunidades que surgirem. “A aprovação desses recursos é mais uma demonstração dessa capacidade e agilidade da UEM”, disse Sperandio, aproveitando para agradecer a todos da equipe que colaboram para aprovação do projeto e dos recursos. E fez um agradecimento especial ao assessor de governo, João Arruda, e ao Dr. Batista, que segundo o reitor, também tiveram uma parcela importante nesta conquista.

A primeira etapa da obra do Centro de Excelência já teve início através de recursos do Ministério do Esporte, incluindo a construção da cancha de handebol e da arquibancada. A segunda fase vai contemplar a construção de salas de musculação, salas de aula, sanitários e alojamentos masculino e feminino.

O Centro de Excelência tem o objetivo de promover a integração e a interação entre a Universidade e a sociedade, por meio da prática sistematizada do handebol. Além de handebol, o Centro vai oferecer outras modalidades esportivas para as comunidades interna e externa. O espaço físico será utilizado também para a realização de competições e aulas do curso de Educação Física.

“Um dos principais benefícios na implementação desse Centro de Excelência é que ele possibilitará atingir uma população de praticantes de handebol com qualidade nas fases de estimulação e aprendizagem, nas categorias de aperfeiçoamento e especialização”, salienta o reitor, lembrando que seu potencial na formação de talentos. “Futuros medalhistas olímpicos podem nascer a partir desse projeto”.