Taam e Stieltjes: Unati trabalhará seis eixos temáticosO Conselho Universitário da UEM criou, nesta segunda-feira (14), a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), como um órgão suplementar ligado à Reitoria. Serão oferecidos cursos e desenvolvidas ações ligadas a seis eixos temáticos: arte e cultura, processos e procedimentos comunicativos, saúde física e mental, direito e cidadania, meio físico e social e humanidades. Além disso, a Unati desenvolverá estudos e pesquisas nas áreas de gerontologia e geriatria.

As atividades serão destinadas a pessoas com mais de 55 anos, gratuitamente. “Não será exigido grau de escolaridade até mesmo para evitar qualquer processo de exclusão”, explica o professor Cláudio Stieltjes (DFI), um dos integrantes do grupo de trabalho que elaborou o projeto. A duração dos cursos vai variar de acordo com sua natureza e conteúdo, por exemplo, os de inglês e informática devem ser mais longos. Eles devem começar em março do próximo ano. As inscrições serão em fevereiro, mas ainda sem data definida.

Stieltjes enfatiza que a finalidade da Unati é realmente possibilitar maior qualidade de vida às pessoas e não para formar competências. O objetivo principal é levar ao auto-desenvolvimento pessoal. Os ministrantes serão professores da UEM, que vão deduzir as horas destinadas ao projeto de sua carga horária oficial.

A professora Regina Taam (DTP), também do grupo de trabalho, destacou que o formato da Unati é totalmente diferente dos existentes no País. Quase todos são em formato de programa de extensão, exceto o da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, que é uma microuniversidade temática na área médica. O projeto da UEM é um órgão suplementar que vai englobar toda a UEM, todos os centros e todos os departamentos. “A distribuição pelos eixos temáticos evidencia esse chamamento”, declara Taam. Ela ressalta ainda que a Unati tem a intenção de ter um caráter intergeracional, envolvendo as diversas gerações nas atividades. Haverá a participação de professores e acadêmicos de diversos cursos desenvolvendo projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Lembrando que o grupo de trabalho foi presidido pela professora Marli Lamb (DPI), Stieltjes destacou a importância de a UEM ter criado a Unati. “Com essa nova realização, a UEM demonstra não só ser uma universidade que se projeta pela sua qualidade de ensino, mas especialmente pelo seu compromisso e engajamento social e espírito humanista. Isso a torna de fato uma universidade diferenciada. O projeto foi idealizado pelos professores Décio e Mário (o reitor Décio Sperandio e o vice-reitor Mário de Azevedo), que deram todo apoio para que a Universidade pudesse realizar essa boa obra”.

Ainda sem data definida, será realizada a eleição para escolha do coordenador geral e do coordenador pedagógico.

Serviço: Unati, bloco 10, sala 15, fone 3011-8995.