NEWSLETTER 133/2023-ASC E PEC

Newsletter 133/2023-ASC e PEC

 

 



Olá comunidade acadêmica!

UEM lança protocolo ContrAbuso, que visa o acolhimento de estudantes e servidoras. Essa é uma das reportagens do site da Assessoria de Comunicação Social - ASC, publicadas na última semana. Outro destaque é a aprovação do calendário acadêmico de 2023, pelo CEP, a partir de uma proposta encaminhada pela Pró-Reitoria de Ensino (PEN), e a apresentação, em Brasília, pelos reitores e reitoras da Apiesp, das demandas para garantir a assistência e permanência estudantil. O site da ASC ainda divulgou a volta do projeto de divulgação científica Conexão Ciência - C², além da abertura de inscrições para docentes temporários. Confira o newsletter para saber mais!‍‍



1 - Lançado protocolo “ContrAbuso”, durante o café da manhã no Dia das Mulheres. Protocolo será um guia na tomada de decisões e acolhimento a estudantes ou servidoras em situação de violência sexual.


2 - Reitores e reitoras da Apiesp apresentaram demandas para a assistência estudantil. Reitor Leandro Vanalli representou a universidade e discutiu políticas de acesso e permanência de estudantes.


3 - Egresso da UEM é destaque como pesquisador nos EUA. A pesquisa do ex-aluno foca o treinamento de diferentes algoritmos para identificar espécies de ervas daninhas.


4 - Professores apresentaram trabalho sobre descoberta de gene, em Buenos Aires. O estudo que foi desenvolvido com pesquisadores da Unioeste.


5 - Projeto de divulgação científica C² volta com novidades na segunda fase. Plataforma de popularização da ciência do Paraná contará com a participação de outras universidades do Estado.


6 - Departamento de Ciências da UEM leva bons hábitos de saúde para escolas. Objetivo é capacitar os discentes do curso de Medicina para divulgar o conhecimento adquirido na universidade.


7 - “Concertos ao Meio-Dia” retomam dia 15 de março, com entrada gratuita. Apresentações quinzenais são realizadas por docentes e alunos da Escola de Música e do Departamento de Música.


8 - VII Fórum de Museus Universitários será realizado no Rio de Janeiro. Proposta é reunir profissionais, estudantes, voluntários e interessados nas discussões acerca dos museus.


9 - Universidade Estadual de Maringá divulga calendário acadêmico de 2023. Foram discutidas formas de amenizar o calendário do ano letivo para o ano civil; ano letivo de 2023 começa em junho.


10 - Universidade abre inscrições para contratar professores temporários. Prazo vai até 30 de março; seleção será feita por meio de prova didática e análise de títulos e currículo.


11 - UEM faz homenagem especial ao Dia Internacional da Mulher. A reportagem traça um perfil de algumas das servidoras com mais tempo de trabalho na instituição.


12 - Câmpus regionais da UEM realizam homenagens às mulheres. Foi oferecido café da manhã com participação das servidoras, no dia que marca a luta de todas as mulheres.


13 - Mudi lança e-book para comemorar o Dia Internacional das Mulheres. Obra reúne perfis de pesquisadoras da UEM que foram fonte de reportagens produzidas pela equipe do Conexão Ciência. 


Problemas para visualizar este conteúdo?
Entre em contato no e-mail: sec-cpr@uem.br