Vencedora do Prêmio Santander de Ciência e Inovação, na categoria Biotecnologia, a professora Maria Claudia Colla Ruvolo Takasusuki, da Universidade Estadual de Maringá, foi homenageada, nesta sexta-feira (20), pela Reitoria da UEM, em solenidade realizada na sala dos Conselhos Superiores. O reitor Décio Sperandio ressaltou que a UEM vive um bom momento, colhendo os resultados por ter sido apontada, pelo Ministério da Educação (MEC), a primeira Universidade do Paraná pelo segundo ano consecutivo.

Enaltecendo a dedicação de Maria Cláudia à pesquisa, Sperandio chamou a atenção de que os resultados das pesquisas na instituição revertam em benefícios à população, permitindo a geração de renda e trabalho por exemplo.

A professora fez um agradecimento à equipe, incluindo o professor Vágner de Alencar Arnaut de Toledo (Departamento de Zootecnia), e aos alunos, em especial aqueles que a incentivaram a se inscrever no concurso.

Maria Cláudia, do Departamento de Biologia Celular e Genética, que está há 11 anos na UEM, esclareceu que o projeto Sequenciamento de Alelos das Proteínas Principais da Geléia Real (Mrjps) Presentes em Abelhas Apis Mellifera Africanizadas faz parte de uma pesquisa maior em parceria com o professor Vágner de Toledo. Segundo ela, a perspectiva é que o projeto melhore a produtividade e a renda dos produtores de mel.

A iniciativa visa a obter marcadores moleculares para o melhoramento genético de rainhas de abelhas africanizadas Apis mellifera na produção de geléia real.

A solenidade reuniu também, entre outras autoridades, o vice-reitor Mário de Azevedo; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Benedito Prado Dias Filho; a diretora-adjunta do Centro de Ciências Biológicas, Sônia Molinari; e o gerente do setor público do Banco Real e representante do Santander Universidade, Flávio Araújo.

Maria Cláudia é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos, com mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutorado em Genética e Evolução pela Universidade Federal de São Carlos.

Atualmente é professora da UEM. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Diversidade Genética de Insetos, utilização de insetos como bioindicadores e polinização por abelhas. Atua principalmente nos seguintes temas: genética de populações, bioindicadores, marcadores moleculares, Apis mellifera, Tetragonisca angustula, polinização de plantas cultivadas, Diatraea saccharalis

Outro projeto da UEM que chegou à fase semifinal foi Efeitos da Prostaglandina E1 na Gênese de Capilares Sanguíneos em Músculo Esquelético Isquêmico de Ratos Obesos: estudo histológico e ultra-estrutural, do professor Dorival Moreschi Junior, do Departamento de Medicina.

Ao todo, foram inscritos 683 projetos nas quatro categorias do Prêmio Ciência e Inovação e 1.433 nas quatro categorias do Prêmio Empreendedorismo. Na região Sul, foram 144 em CI e 357 em Empreendedorismo.