Projeto da Universidade Estadual de Maringá é finalista da quinta edição dos prêmios Santander. Ele concorre agora à etapa final na Categoria Biotecnologia - Ciência e Inovação. No dia 17, em São Paulo, será realizada a cerimônia final, em que serão anunciados os campeões de 2009 em todas as categorias dos prêmios. O ganhador de cada categoria levará R$ 50 mil em dinheiro. O projeto é o Sequenciamento de Alelos das Proteínas Principais da Geléia Real (Mrjps) Presentes em Abelhas Apis Mellifera Africanizadas, da professora Maria Claudia Colla Ruvolo Takasusuki, do Departamento de Biologia Celular e Genética.

A professora explica que o grupo de pesquisa sobre abelhas da UEM desenvolve, desde 2002, um projeto sobre melhoramento de abelhas Apis mellifera para produção de geléia real. A iniciativa visa a obter marcadores moleculares para o melhoramento genético de rainhas de abelhas africanizadas Apis mellifera na produção de geléia real.

Outro projeto da UEM chegou à fase semifinal: Efeitos da Prostaglandina E1 na Gênese de Capilares Sanguíneos em Músculo Esquelético Isquêmico de Ratos Obesos: estudo histológico e ultra-estrutural, do professor Dorival Moreschi Junior, do Departamento de Medicina.

Ao todo, foram inscritos 683 projetos nas quatro categorias do Prêmio Ciência e Inovação e 1.433 nas quatro categorias do Prêmio Empreendedorismo. Na região Sul, foram 144 em CI e 357 em Empreendedorismo.