A Universidade Estadual de Maringá promove, de 18 a 20 deste mês, o III Encontro Nacional de Análise Matemática e Aplicações, com a presença de especialistas do Brasil, Argentina e Rússia. Serão debatidos temas em três áreas: Análise Funcional, Análise Numérica e Equações Diferenciais Parciais e Ordinárias. A solenidade de abertura será no dia 18, às 10 horas, no anfiteatro térreo do bloco F-67. Logo após, será proferida a palestra O Teorema de Rudin-Carleson e Generalizações, pelo professor Jorge Hounie, da Ufscar. Na programação do evento, palestras, minicursos, sessão de pôsteres.

Segundo o Wikipédia, embora seja difícil definir exatamente o que seja análise matemática e delinear precisamente seu objeto de estudo, pode-se dizer grosseiramente que a análise se dedica ao estudo das propriedades topológicas em estruturas algébricas. Explica ainda que análise é o ramo da matemática que lida com os conceitos introduzidos pelo cálculo diferencial e integral, tendo surgido justamente da necessidade de prover formulações rigorosas às idéias intuitivas do cálculo.

As inscrições para ouvintes podem ser feitas até o início do evento na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Matemática, bloco F-67. Outras informações pelo fone 3261-4504, site www.enama.org ou e-mail sec-pma@uem.br.