Rússia: ascensão e queda de um império é o título do décimo livro do professor João Fábio Bertonha, do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá, que será lançado neste mês. Ainda sem data para a cerimônia de lançamento oficial.

 

Fábio Bertonha explica que a oportunidade de escrever este livro surgiu por um acaso, ao longo dos anos em que ministrou a disciplina de História Contemporânea para acadêmicos da graduação e em meio às pesquisas acadêmicas que realizava para o mestrado, doutorado e pós-doutorado.  “Embora a minha linha de pesquisa sempre fosse ligada às relações internacionais, focada na imigração italiana e movimentos fascistas, sempre esbarrei em algumas informações sobre a Rússia. Juntei-as com as minhas anotações de sala de aula, e produzi este livro. Costumo dizer que eu não escolhi este livro, ele quem me escolheu”.

  Segundo o professor, embora a Rússia seja uma grande potência e um ator importante do sistema internacional há séculos e sua história tenha sido sintomática dos principais dilemas (socialismo, industrialização, modernidades alternativas) do século XX, sua história política e social, especialmente a da época da Revolução de 1917 e da URSS, é razoavelmente contemplada na historiografia brasileira. Esta falta de obras historiográficas sobre a pós-revolução, especialmente, sobre história diplomática e militar foi também um fator que levou o professor a escrever o livro.

O livro começa descrevendo a época dos czares, passando pela era soviética e chegando ao momento presente. O autor também procurou esclarecer os principais dilemas da inserção russa no mundo desde o século XVI e como Moscou trabalhou com os momentos de guerra e paz que definem a identidade do país há séculos.  

A obra se estrutura em oito capítulos, distribuídos em 180 páginas, e foi publicada pela editora Juruá. E está disponível para a venda no site www.jurua.com.br, ao preço de R$39,90.