Os organizadores da Mostra Os 400 Anos da Invenção do Telescópio e seus Desdobramentos na Arte resolveram prorrogar o evento até 8 de novembro. Até esta quinta-feira, mais de 1,5 mil pessoas já passaram pelo Teatro Calil Haddad. Os visitantes fazem um passeio por um acervo multimídia, que reúne imagens, experimentos de ótica, cópias dos livros de parte do Sidereus Nuncius, no qual Galileo Galilei reporta descobertas astronômicas com o telescópio. Podem ser vistos, ainda, nos percursos temáticos equipamentos e imagens da astronomia antiga (a olho nu), a astronomia ótica, a invenção do telescópio e, finalmente, aos modernos telescópios espaciais e observatórios terrestres.

A mostra comemora os 400 anos do telescópio de Galileo Galilei, chamado Perspicillum. Todo o material exposto envolveu a realização de oficinas transdisciplinares de ciência e arte. Participaram da produção exhibits as equipes do PET-Física da UEM; do Universidade Sem Fronteiras, da Física-UEM, e de Artes, da Universidade Estadual de Ponta grossa (UEPG) e o Observatório da Educação da UEM. Em menor escala, contribuiu o curso de Artes Visuais do Centro Universitário de Maringá (Cesumar). Depois de Maringá, a Mostra fica em Ponta Grossa, a partir de 15 de novembro até dezembro.

No dia 28 à noite, cerca de 50 visitantes observaram a Lua com três telescópios (refrator, refletor, Cassegrain-Schimidt). Depois, o público representou o que viu ao telescópio numa folha de papel negro como a noite. A Mostra pode ser vista de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas, nos sábados, domingos e feriado das 14 às 18 horas.

O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UEM, pelo PET-Física, e pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com a colaboração da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e pela Prefeitura de Maringá. Mais informações nos endereços http://arte-ciencia.snappages.com/http://www.galileo-400-anos.blogspot.com/.