Cerca de 50 coordenadores dos programas de pós-graduação em História do Brasil estão em Maringá discutindo o planejamento estratégico para a área para os próximos 20 anos. A 38º reunião do Fórum Nacional dos Coordenadores dos Programas de Pós-graduação em História começou hoje e termina amanhã (30), no Hotel Deville. É a segunda vez que a Universidade Estadual de Maringá sedia o evento.

Durante a solenidade de abertura, o diretor de Pesquisa, Benedito Prado Filho, destacou que os programas de pós-graduação das Ciências Humanas da UEM estão bem e que o de História é bem participativo. O coordenador da reunião pela UEM, Ângelo Priori, ressaltou a importância do evento porque debate o perfil dos programas e realiza o planejamento estratégico para os próximos 20 anos.

A professora Junia Maria Furtado, secretária Nacional da Associação Nacional de História (ANPUH), falou sobre o Perfil da Pós-graduação em História hoje. Informou que a área de História tem crescido muito nos últimos anos de uma forma diversificada geograficamente no Brasil. Lembra que antes eles ficavam concentrados no eixo Rio-São Paulo. Acrescenta que essa mudança no panorama é benéfica, mas traz também uma preocupação. Para ela, é preciso que haja um fortalecimento dessa base que surgiu no País. Além disso, Furtado abordou os novos perfis para a área e as demandas da sociedade.

Além dos coordenadores, participam da reunião os representantes da área de História na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq e a diretoria executiva da Associação Nacional de História (ANPUH).

O evento é uma promoção do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual de Maringá. Informações pelo telefone (44) 3261-4857, ou no site http://www.pph.uem.br