Numa iniciativa inédita, o Hospital Universitário Regional de Maringá vai pré-qualificar as marcas dos produtos a serem comprados por meio de licitação. O objetivo é atestar a qualidade dos materiais antes da aquisição, garantindo um atendimento seguro aos pacientes, além de oferecer condições de biosegurança para os servidores, com menor preço praticado no mercado, e de fácil utilização pelos profissionais de saúde.

A pré-qualificação ocorrerá por meio de chamada pública, pela qual poderão se inscrever as empresas interessadas em apresentar os produtos. Uma comissão multiprofissional do HUM, ligada ao projeto Hospitais Sentinela, será responsável pelo teste de conformidade das marcas inscritas e a emissão do parecer técnico que vai considerar o produto adequado ou não para uso no hospital universitário. As que forem aprovadas passarão a compor um cadastro. É importante salientar que as marcas aprovadas e homologadas serão cadastradas por prazo indeterminado.

Conforme as necessidades do hospital, os editais de licitação para a compra de determinados produtos aceitará somente as marcas integrantes do cadastro elaborado na pré-qualificação.

Eventualmente, os fabricantes das marcas reprovadas na análise da comissão do HUM poderão, caso comprovem a readequação do produto, solicitar uma nova inspeção para compor o cadastro.

Neste primeiro momento, o hospital está promovendo a chamada pública visando a pré-qualificar as marcas que venham, no futuro, a participar de licitações para a aquisição de agulhas, cateteres, dispositivos de infusão, dosadores orais e seringas.

Com a pré-qualificação, o HUM elimina o problema da necessidade de ter que, imediatamente antes de cada licitação, receber novas amostras para teste de conformidade para os produtos ainda não analisados ou que anteriormente foram considerados inadequados para sua utilização, sofrendo alguma mudança na composição.

Segundo o superintendente do hospital, José Carlos Amador, a decisão de lançar chamadas públicas para pré-qualificar as marcas reflete a seriedade e a lisura sobre como é feito, no HUM, desde o processo de licitação e compra até o controle de qualidade.