A Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH) promoveu um café da manhã para professores e técnicos para marcar o Dia do Servidor Público, hoje (27). Aproveitou a ocasião para lançar o Programa Integrado de Ação Social (Proação UEM), com o objetivo de integrar e fomentar as ações sociais voltadas à promoção de intervenção em saúde, cultura, clima organizacional, ações educativas e apoio psicossocial para o desenvolvimento humano da comunidade universitária. O coordenador do Proação é o professor Júlio César Damasceno, diretor-adjunto do Centro de Ciências Agrárias.

Durante a solenidade, a pró-reitora Neusa Altoé transmitiu o agradecimento do reitor Décio Sperandio e do vice-reitor Mário de Azevedo aos servidores pela contribuição de cada um pelo trabalho desenvolvido e que levou a Universidade a ser considerada a melhor do Paraná pelo segundo ano consecutivo. Altoé também agradeceu todos que se envolveram para preparar o café e ressaltou que o momento de confraternização era muito bom. Destacou que a Instituição busca a qualidade do ensino e a valorização dos servidores.

Damasceno fez uma reflexão sobre o servidor público e o que a sociedade espera dele e sobre a visão da universidade pública. Segundo ele, além da formação técnica e profissionalizante, a sociedade espera da universidade pública que seja guardiã dos preceitos mais nobres e seja formadora de ser humano. Sobre o Proação, informou que o programa formalizou alguns grupos que desenvolviam atividades voltadas para o trabalhador da UEM.

Fazem parte do programa os projetos sociais: Formação Integral; Cidadania com Responsabilidade Social; Estudo de Ergonomia; Educação Financeira Sustentável; Atenção à Saúde Bucal (Proas); Ginástica Laboral e Compensatória; Promoção da Saúde; Pré-Aposentadoria; Promoção da Saúde Mental; Provent; Tabagismo; e Direito Ambiental e Cidadania.

Durante a manhã, houve a apresentação do Grupo TUM com o texto O Boi Cidadão, de atividades culturais, exposição de projetos sociais da UEM, apresentações do curso de Música, de atividades físicas com acadêmicos do Projeto Promoção da Saúde e de Enéas, Tijolo e Márcia. Além disso, os interessados puderam ter corte de cabelo gratuito realizado por equipe do Senac.