A implantação da Licenciatura Intercultural está em discussão na UEM. O evento está sendo realizado pelo Governo de Estado, por meio das secretarias de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), da Educação (SEED) e da UEM e visa discutir à pré-proposta de implantação da Licenciatura Intercultural – SEED. A abertura dos trabalhos ocorreu ontem (13) e vai até sexta-feira (16).

Participam do Seminário cerca de 200 pessoas. Entre elas professores indígenas que atuam em escolas indígenas, lideranças indígenas de todo Paraná, convidados dos estados de Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, que já passaram pelo processo de implantação dessa modalidade de curso, coordenadores de núcleos de educação. E ainda representantes do Departamento de Diversidade da SEED, da Seti, da Pró-Reitora de Ensino da UEM.

É preocupação do Estado e da Universidade a formação de professores com nível superior para a consolidação da educação escolar indígena. Para o diretor do Centro Ciências Humanas, Letras e Artes, Lúcio Tadeu Mota, que também participa do evento, é importante discutir as questões técnicas e pedagógicas para implantação das licenciaturas que irão atender as populações indígenas do Paraná. “Haverá oferta de turma específica para professores que já trabalham no magistério com turmas indígenas e precisam da graduação. São esses professores que irão optar entre Física, Química, História, Biologia, Letras entre outras licenciaturas que necessitam” ressalta o diretor.

Para isso, estão sendo criados, durante o evento, pequenos grupos de discussão sobre o pré-projeto. E no último dia de trabalhos essas propostas devem ser apresentadas em plenária. “Há vontade política do Governo do Estado e de suas secretarias na implantação das licenciaturas e pretendemos encerrar o Seminário com o projeto de implantação definitivo” ressalta Lucio Mota.