Xilocidade, de André de MirandaA Universidade Estadual de Maringá, por intermédio da Diretoria de Cultura, oferece o curso de Xilogravura pelo Método Picasso – Técnica da Matriz Perdida, de 19 a 24 deste mês, das 13 às 17 horas. No dia 19, a partir das 14 horas, no bloco A-34, será proferida a palestra Gravura, porque gravura?. O curso será ministrado por André de Miranda, do Rio de Janeiro, membro do Núcleo de Gravura do Rio Grande do Sul do Grupo Gravura.

Segundo a coordenadora do curso, Tânia Machado, ele será desenvolvido no entendimento e prática dos procedimentos da xilogravura, fazendo uso da técnica da matriz perdida, método praticado por Picasso na década de 1950, utilizando diversas cores na mesma matriz. No programa, estão os tópicos: registro para a impressão da matriz perdida, método japonês; planejamento da matriz perdida, uso da cor e secagem da primeira impressão; diversos procedimentos da execução da xilo; uso da segunda e da terceira cor e sua impressão; transporte e armazenamento da gravura; pequeno histórico da xilogravura; apresentação e mostra das gravuras executadas durante a oficina, discussão sobre o processo criativo da construção do trabalho poético e de divulgação do artista gravador.

As inscrições podem ser feitas na DCU, bloco A-34, sala 4, até o dia 14 deste mês, a uma taxa de R$ 60,00. Além disso, os alunos devem providenciar o material a ser utilizado no curso. Outras informações pelo fone 3261-3880.