A XXI Semana do Contador da UEM está debatendo reforma tributária e escrituração digital, entre outros assuntos, até sexta-feira (9). O tema Reforma Tributária e os Impactos na Gestão do Estado do Paraná foi abordado, ontem (5), pelo presidente do Sincontábil de Maringá, Orlando Chiqueto Rodrigues, em substituição ao senador Osmar Dias.

A solenidade de abertura, ontem (5), na Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema), contou com cerca de 500 participantes. O coordenador do evento Nilton Facci lembrou que, quando se consegue acrescentar algo novo na vida de alguém, este se torna mais rico educacionalmente. A chefe do Departamento de Ciências Contábeis (DCC), Neuza Corte de Oliveira, fez um apanhado histórico das 21 semanas realizadas, destacando o trabalho conjunto do Centro Acadêmico Luca Pacioli e do DCC e o apoio recebido do Conselho Regional de Contabilidade, Sincontábil, Fundação Araucária e Caixa Econômica Federal.

O diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Clóvis de Souza, informou sobre a inauguração do bloco C-34, que será ocupado pelo curso de Economia, e manifestou o desejo de que o bloco 12 possa ser ocupado pelo curso de Ciências Contábeis em 2010. Souza agradeceu professores de outros departamentos do CSA presentes ao evento, numa demonstração de integração entre os vários departamentos.

O reitor Décio Sperandio destacou os 40 anos da UEM e a posição da Instituição nos diversos rankings nacionais que a colocam entre as melhores do País. Mencionou que a UEM está em processo constante de crescimento. Ressaltou a importância de se aumentar o capital social e a excelência dos cursos da Universidade, apresentando o desejo de ver, em breve, a criação do mestrado em Ciências Contábeis.

O evento, promovido pelo DCC, prossegue tendo como tema central Formando Cidadãos para Integrar. Até quarta-feira (7), as palestras serão na Acema; nos dois últimos dias, serão realizadas oficinas e apresentações de artigos científicos, no Bloco C-23 da UEM. Hoje (6), a palestra Projeto Sistema Público de Escrituração Digital será proferida pelo professor Roberto Dias Duarte. Na quarta-feira, o professor Fábio Frezatti falará sobre o Estágio Atual, Perspectivas e Desafios para as Pesquisas em Contabilidade Gerencial. Antes de cada palestra, serão realizadas atividades culturais, com apresentações de músicos e corais da UEM e de artistas regionais.

No dia 8, serão realizadas as Oficinas Técnicas – Experiências Profissionais. Nelas serão debatidas experiências de profissionais que atuam em várias empresas situadas em Maringá e Região, com o objetivo de permitir aos acadêmicos uma visão mais abrangente sobre o que é ser profissional contábil. Além disso, serão apresentados aspectos contábeis e gerenciais específicos para alguns ramos de atividades.

No último dia do evento, serão realizadas as apresentações de artigos científicos, com o objetivo de proporcionar discussões e o aprimoramento acerca das várias formas de se compreender a Ciência Contábil e as formas de apoio à gestão empresarial.

Outras informações pelo telefone 3261-4910 ou site http://www.dcc.uem.br/semana2009.