A Universidade Estadual de Maringá, por intermédio da Diretoria de Cultura, oferece o curso de Xilogravura – Método Picasso – Técnica da Matriz Perdida, de 19 a 24 deste mês, das 13 às 17 horas. No dia 19, a partir das 14 horas, no bloco A-34, será proferida a palestra Gravura, porque gravura?. O curso será ministrado por André de Miranda, do Rio de Janeiro, que iniciou sua atividade artística em 1975, na Academia de Arte e Cultura Elzira Amábile, Rio de Janeiro, sendo discípulo de Gena Walisberg, e em 1976 de Jemile Diban. Estudou com vários artistas, como Frank Schaeffer, Tilde Canti, J. Borges, Marcelo Frazão, entre outros. É membro do Núcleo de gravura do Rio Grande do Sul d do Grupo Gravura .

Segundo a coordenadora do curso, ele será desenvolvido no entendimento e prática dos procedimentos da xilogravura, fazendo uso da técnica da matriz perdida, método praticado por Picasso na década de 1950, utilizando diversas cores na mesma matriz. No programa, estão os tópicos: registro para a impressão da matriz perdida, método japonês; planejamento da matriz perdida, uso da cor e secagem da primeira impressão; diversos procedimentos da execução da xilo; uso da segunda e da terceira cor e sua impressão; transporte e armazenamento da gravura; pequeno histórico da xilogravura; apresentação e mostra das gravuras executadas durante a oficina, discussão sobre o processo criativo da construção do trabalho poético e de divulgação do artista gravador.

As inscrições podem ser feitas na DCU, bloco A-34, sala 4, de 5 a 14 deste mês, a uma taxa de R$ 60,00. Além disso, os alunos devem providenciar o material a ser utilizado no curso. Outras informações pelo fone 3261-3880.