O Grupo de Pesquisa Republicanismo e Democracia, dos cursos de Filosofia e Ciências Sociais da UEM, realizou nos dias 23 e 24 de setembro o Seminário de Teoria Política. Segundo o coordenador do evento, professor José Antônio Martins, o objetivo era criar um espaço de discussão de temas relativos à filosofia e à teoria política, com ênfase no republicanismo, a democracia e suas interseções.

O evento, que ocorreu no auditório do Centro de Ciências Humanas e Artes (bloco H-35), reuniu aproximadamente 400 pessoas. Para o professor o número de participantes superou as expectativas da organização. “Esperávamos um evento pequeno, para poucas pessoas, quando vimos já tínhamos inscrito mais de 300 pessoas”, enfatiza.  

Para o Martins, o grande interesse dos acadêmicos, pesquisadores e professores da UEM trouxe a excelência ao Seminário. “Tivemos debates valorosos para os estudos sobre Democracia e República. Os participantes, além de trocar experiências e conhecimentos puderam ter contato com pesquisadores conceituados internacionalmente como, Maria Lígia Elias, da USP, Luiz Bernardo Araújo, UFRJ, Cícero Araújo, USP”, explica o professor. 

Dentre os temas debatidos no Seminário estão: Republicanismo Popular e Democracia Contestatória, Democracia e Participação: os dilemas da inclusão política e Origens e Contemporaneidade do Republicanismo.