As universidades estaduais de Maringá e de Londrina oferecem mestrado em Educação Física, com áreas de concentração em Biodinâmica do Movimento Humano e em Educação Física e Sociedade. As seis linhas de pesquisa são: Ajustes e Adaptações Fisiológicas e Metabólicas ao Exercício Físico; Aquisição e Desempenho de Habilidades Motoras; Fatores Psicossociais e Comportamentais Relacionados ao Exercício Físico e ao Esporte; Corpo, Cultura e Ludicidade; Práticas, Políticas e Produção do Conhecimento em Educação Física; e Trabalho e Formação em Educação Física.

As inscrições serão aceitas de 1º de outubro a 10 de novembro nas duas instituições. A homologação das inscrições será divulgada no dia 18 de novembro. O período de seleção será de 23 a 17 de novembro. O resultado será divulgado no dia 4 de dezembro. Os selecionados deverão efetivar a matrícula de 1º a 5 de fevereiro. As aulas começam em 1º de março de 2010, de segunda a sexta-feira, de manhã e à tarde. As atividades acadêmicas serão nas duas universidades.

Outras informações na secretaria de Pós-Graduação do Departamento de Educação Física da UEM, bloco M-6, fone (44) 3261-4470, site www.uem.br/~sec-pos/ ou e-mail sec-pef@uem.br. Em Londrina, as informações podem ser obtidas pelo fone (43) 3371-4613, site www.uel.br/cef/def ou e-mail cleber@uel.br.