Começa, nesta sexta-feira, na UEM, o 2º Acorde Universitário, o Festival Universitário de Música Popular Brasileira de Maringá. O evento, que prosseguirá até domingo (30), será realizado na Oficina de Teatro da Universidade.

As 30 músicas classificadas comporão um DVD e serão apresentadas amanhã e sábado, a partir das 20h30. No domingo (30), a partir das 20 horas, serão apresentadas as 15 mais pontuadas, que farão parte de um CD.

Estas canções irão concorrer aos seguintes prêmios: R$ 2,5 mil para o primeiro lugar; R$ 1,5 mil para o segundo; e R$ 1 mil para o terceiro. Também serão premiadas as categorias aclamação popular (R$ 500); melhor letra (R$ 500); melhor intérprete (R$ 500); melhor arranjo musical (R$ 500); e música cidadã (R$ 500).

No sábado, depois das apresentações o músico e produtor de Maringá, Ronaldo Gravino, fará um show com músicas que foram destaque em festivais nacionais. No domingo, o Grupo Pau Brasil, de Maringá, interpreta as melhores músicas de festivais paranaenses. Para minimizar os riscos de contágio da gripe A, os organizadores do festival vão instalar um telão do lado de fora do teatro.

Prestígio

Apesar de estar apenas na segunda edição, o Festival já vem ganhando reconhecimento do público. Na primeira edição, realizada de 24 a 26 de junho do ano passado, foram inscritas 38 músicas, número que dobrou este ano, quando foram inscritas 79 músicas. Além disso, os organizadores estimam que em cada uma das três noites do Festival, em 2008, participaram em torno de 350 pessoas.

A promoção do evento é da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e da Diretoria de Cultura da Universidade Estadual de Maringá. Outras informações pelo fone 3261-3879.