Sete projetos da Universidade Estadual de Maringá foram aprovados no Edital nº 6 Proext 2009, do Ministério da Educação (SESu/Difes), em parceria com os ministérios da Cultura e do Trabalho e Emprego e com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A UEM foi a instituição paranaense que mais teve projetos aprovados. Logo a seguir, estão a UFPR e a Unioeste com seis projetos aprovados; a UTFPR com cinco; a Unicentro e a UEPG com quatro; e a UEL com três.

O edital é um instrumento que abrange programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na inclusão social. Seu objetivo é aprofundar ações políticas que venham fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito das instituições federais e estaduais de ensino superior. As propostas foram englobadas em quatro linhas temáticas: Educação, Desenvolvimento Social e Saúde; Gestão Cultural, Economia da Cultura e Desenvolvimento das Linguagens Artísticas; Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro; e Trabalho, Emprego e Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários.

Os projetos aprovados da UEM são: Horto de plantas medicinais do Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM (coordenadora Maria Auxiliadora Milaneze Gutierre); As dimensões da cultura na preservação e valorização do patrimônio material e imaterial (indígena, arqueológico e histórico) Guarani e da redução jesuítica de Santo Inácio (Valéria Soares de Assis); Manutenção das Atividades da Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários (IEES) Unitrabalho CAU/UEM (Eder Pereira Gomes); Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários: Alimentação e cultura nas comunidades rurais – Ecoalim (José Marcos Campos Andrade); Manutenção das Atividades das Incubadoras de Empreendimentos Econômicos Solidários do Programa Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho e os Movimentos Sociais - Núcleo Unitrabalho - UEM/Sede e CAU (Maria Nezilda Culti); Formação sistemática e continuada de docentes, técnicos e discentes da Incubadora Unitrabalho e demais agentes para Economia Solidária (Neuza Corte de Oliveira); Plano Estratégico de Incubação: Reestruturação Organizacional, Implementação da Produção, Incremento na Renda em EES, em condição de risco (Edmilson Aparecido da Silva).