O II Simpósio de Pós-Graduação em Engenharia debate questões relacionadas com problemas ambientais, escassez de água, desafios dos transportes das cidades, formas de ocupação de espaços urbanos e uso do ambiente. Especialistas renomados do Brasil e de outros países falarão sobre esses grandes desafios na quinta e sexta-feira (27 e 28), na Universidade Estadual de Maringá, no anfiteatro do bloco C-67. As atividades serão desenvolvidas de manhã e à tarde. A solenidade de abertura está marcada para as 8 horas de quinta-feira.

O professor António José Pais Antunes, da Universidade de Coimbra, Portugal, profere a palestra Modelos de Otimização para o Planejamento de Infraestruturas, na quinta-feira, das 9 às 10 horas. Ele explicará as melhores formas de se organizar os espaços públicos das cidades, como por exemplo, escolher os locais ideais para escolas, creches, unidades de saúde, entre outros.

Outros destaques do evento, promovido pelo Departamento de Engenharia Civil e Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana da UEM e também pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana da Universidade Federal de São Carlos, são o consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Alex Kenya Abiko, que falará sobre Urbanização de Favelas, na sexta-feira, das 15h30 às 16h30; e a professora Anna Magrini, da Universidade de Pávia, que discorrerá sobre Ruído em Ambientes Externos: indicadores de qualidade acústica e avaliação das possibilidades de intervenção, também na sexta-feira, das 14 às 15 horas.

Outras informações pelo fone 3261-4322 ou site www.dec.uem.br/simpgeu.