O programa Universidade Sem Fronteiras abriu novos editais para três subáreas. São elas, Ações de Apoio à Saúde, Incubadora dos Direitos Sociais e Apoio às Licenciaturas. Estão sendo disponibilizadas para todas as Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná (IEES) 150 vagas de financiamento. Os projetos aprovados serão financiados por um período de 14 meses, e as bolsas serão pagas mensalmente.

Para orientadores, o valor será de R$ 483; para recém-formados, R$ 940; e para alunos de graduação, R$ 300. A apresentação das propostas pode ser feita até o dia 18 de setembro. A análise e seleção das propostas serão realizadas de 21 de agosto até 25 de setembro.

O subprograma Ações de Apoio à Saúde contemplará 30 projetos, sendo que cada um terá duas bolsas de orientação, duas para profissional recém-formado e três para alunos de graduação. O subprograma Incubadoras dos Direitos Sociais financiará 40 projetos, que terão cada um três bolsas de orientação, duas para recém-formados e seis para alunos de graduação. Já o subprograma de Apoio às Licenciaturas financiará 80 projetos, cada um com três bolsas de orientação, uma para recém-formado e cinco para alunos de graduação.

Os professores interessados em participar do programa devem enviar a proposta de projeto para a Assessoria de Planejamento (ASP/CPC), da Universidade Estadual de Maringá, para ser encaminhado a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti). O projeto aprovado pelo  Universidade Sem Fronteiras deve atender algumas exigências, como envolver alunos da graduação, profissionais recém-formados, professores-orientadores, além de ser multidisciplinar.

O Sem Fronteiras é desenvolvido pela Seti e tem por objetivo executar uma política de extensão para as Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná, priorizando o financiamento de projetos em áreas estratégicas para o desenvolvimento social de populações socialmente vulneráveis, nas periferias das cidades paranaenses e de municípios que apresentem indicadores sociais baseados em IDH-M (Índices de Desenvolvimento Humano Municipal) baixo.

O programa de Extensão Universitária Universidade Sem Fronteiras reúne os seguintes subprogramas: Apoio às Licenciaturas; Incubadora dos Direitos Sociais - Apoio aos Núcleos da Infância e da Juventude - Núcleos de Monitoramento de Penas Alternativas; Diálogos Culturais; Apoio à Agricultura Familiar; Apoio à Pecuária Leiteira; Apoio à Produção Agroecológica Familiar; Extensão Tecnológica Empresarial e Ações de Apoio à Saúde.

Os editais estão disponíveis no site da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UEM (www.pec.uem.br). Outras informações na Secretaria da PEC pelo telefone 3791 ou na ASP, ramal 4281.