A Universidade Estadual de Maringá estendeu mais uma vez o prazo de suspensão das aulas. Pelo novo prazo, as atividades acadêmicas serão retomadas no dia 24 deste mês. A decisão foi tomada na manhã desta quinta-feira (13), em reunião do Comitê de Monitoramento sobre a Gripe A (H1N1). O comitê reúne representantes do Hospital Universitário Regional de Maringá, da Pró-Reitoria de Ensino, da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Universitários, da Diretoria de Serviços e Manutenção, da Assessoria de Comunicação Social e da Assessoria para os Câmpus Regionais.

Desde que foi implantado, o grupo trabalha no sentido de orientar a comunidade universitária sobre as condutas que devem ser adotadas em casos de suspeita da doença, além de informar as medidas de prevenção para evitar a transmissão da doença e definir ações e estratégias para enfrentamento da doença

Ficou definido que durante esse novo período de recesso, a UEM vai se preparar para o retorno às aulas com a máxima segurança. As medidas incluem envio de orientações a todos os alunos sobre a nova gripe, englobando formas de prevenção, período de transmissão do vírus e outras recomendações gerais. As orientações serão enviadas por e-mail. Os funcionários técnicos e docentes terão acesso às mesmas informações.

Além disso, o Ambulatório Médico e de Enfermagem irá priorizar os atendimentos às pessoas que apresentarem os sintomas da doença. Será colocada uma ambulância para, se necessário, transportar pacientes. Além da criação de estruturas extras para atendimento de pacientes, caso o fluxo aumente além da capacidade de atendimento do Ambulatório.

Na volta às aulas, nas salas também serão instalados dispensers com álcool gel.

Vale destacar que medidas de prevenção também serão adotadas nos Câmpus Regionais da UEM.

O Comitê se reúne na próxima quinta-feira, dia 20, para avaliar a situação e o andamento das medidas adotadas.