A XX Semana da Matemática da UEM será realizada de 17 a 21 deste mês, no anfiteatro do Bloco F-67. A solenidade de abertura está marcada para o dia 17, às 19h30. Na programação, minicursos, palestras, mesas-redondas e oficina, com pesquisadores de renome nacional e internacional, além da mostra A Matemática em Exposição.

Os temas passam pela História da Educação Matemática e História Oral; Geometrias Não-Euclidianas; Sistemas de Equações Polinomiais e Aplicações; O Mago Paul Erdös; Arkhé do Universo e o Paradigma Pitagórico; Informação Digital; até O Problema das Panquecas. Ainda na pauta, Controlabilidade e Estabilização para Equações Diferenciais Parciais; A Álgebra de Certos Códigos Secretos; Dois Problemas de Máximo e Mínimo em Geometria Plana; O Laplaciano em Superfícies; Os 17 Grupos de Simetria do Plano; O que são e o que Significam as Frações; Avaliação do Projeto Pedagógico do Curso de Matemática. A oficina é sobre Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino Fundamental.

As inscrições podem ser feitas até o início do evento, a uma taxa de R$ 5,00 para estudantes de graduação; R$ 8,00 para alunos de pós-graduação; e R$ 15,00 para os demais, incluindo um minicurso ou uma oficina. Para cada atividade extra, serão cobrados R$ 3,00 (acadêmicos de graduação), R$ 5,00 (estudantes de pós-graduação) ou R$ 10,00 (outros interessados). Mais informações no Departamento de Matemática, bloco F-67, fone 3261-4933, site www.dma.uem.br/semat ou e-mail semat@uem.br.